domingo, 6 de abril de 2014

Moto ataca mais, mas não impede o 32º título do Sampaio

Sampaio conquista o Campeonato Maranhense de 2014
O Moto foi melhor e venceu, mas o Sampaio foi mais eficiente durante o campeonato e foi campeão. A análise é simples e direta. Apesar de ter jogado bem abaixo do esperado nesse domingo, o Tricolor garantiu a conquista de seu 32º título estadual, com uma derrota por 1 a 0 diante do arquirrival Rubro-Negro.

Os números por si explicam o jogo: No primeiro tempo foram nove finalizações do Moto, contra apenas quatro do Sampaio, sendo apenas os dois chutes de Edgar na direção do gol. Assim, com um gol de pênalti marcado por Kléo, o Moto saiu na frente. Na etapa final, a inércia de Bruno Chocolate e Cleitinho deu lugar a Eloir e Casagrande.

O jogo ficou equilibrado e o Sampaio passou a contar com maior apoio ofensivo, Casagrande e Eloir finalizaram três vezes cada um. O Moto passou a apostar no chute de longa distância, principalmente com Jefferson Abreu e Diego Renan. Quando o Rubro-Negro notou que perdia o controle do jogo, minava o ataque do Sampaio com faltas sem perigo, prova disso foram oito faltas cometidas em 20 minutos no segundo tempo.

O Sampaio voltou mais ofensivo, principalmente com Edgar no lado direito e dessa vez com Casagrande finalizando, o que já representava trabalho ao goleiro Ruan. Mas ninguém balançou as redes e com a derrota por 1 a 0, o Tricolor garantiu a sua conquista.

Conquista, merecida pelos próprios números apresentados pelo Sampaio. Foi o time que mais venceu, com 11 vitórias, o que menos perdeu e empatou, com três empates e quatro derrotas, a melhor defesa, com apenas 10 gols sofridos, e o segundo melhor ataque com 30 gols marcados. Destaque ainda para Rodrigo Ramos, que termina o Estadual com uma média de 0,73 gol sofrido por jogo e eleito como o melhor jogador da posição.

No Rubro-Negro também vale o destaque para o técnico Edson Porto, que levou o prêmio de melhor treinador, além de Kléo, que terminou como artilheiro (nove gols marcados) e foi eleito o melhor jogador do campeonato. Para finalizar, Henrique, vice-artilheiro com seis gols e apenas 20 anos, foi eleito a revelação do Campeonato Maranhense.

Mais números: Kléo foi o principal finalizador de domingo, com seis chutes a gols. No Sampaio, Edgar, Eloir e Casagrande terminaram, cada um, com três finalizações. O Rubro-Negro cometeu 25 faltas contra 22 do Sampaio, total de 47 faltas, quase uma a cada dois minutos.