sexta-feira, 4 de maio de 2012

Série D terá apoio financeiro, mas clubes protagonizam êxodo em massa

A polêmica Série D não será extinta conforme alguns presidentes de Federações, liderados por Francisco Novelleto (Federação Gaúcha de Futebol), queriam. A CBF deverá anunciar uma ajuda de custos para os clubes nas partidas fora de casa, nos moldes da ajuda para a Série C.

Os clubes terão todas as despesas, para delegação de 25 integrantes, arcadas pela CBF, quando jogarem fora de casa. Para os jogos com deslocamento inferior a 700 km, as viagens serão em ônibus especiais.

Entretanto nem anúncio do auxílio financeiro tem segurado alguns clubes na última divisao nacional. Mineiros, goianos e gaúchos já alteraram, pelo menos, um de seus representantes na competição.

Em Minas Gerais, o Guarani de Divinópolis anunciou que não teria condições e apoio financeiro para participar do torneio e com isso a segunda vaga do Estado ficou com a Caldense, a outra já era do Nacional-MG. No Rio Grande do Sul e Goiás desistências em massa, com nove clubes anunciando que não vão participar.

No Rio Grande do Sul, Veranópolis, Novo Hamburgo, São José, Pelotas e Lajeadense desistiram e com isso o Cerâmica será o segundo representante gaúcho na competição. Já no Goiás as equipes do Itumbiara, CRAC, Rio Verde e Aparecidense desistiram e as vagas ficaram com Goianésia e Morrinhos.

Apesar das desistências, a competição em 2012 contará com representantes das 27 filiadas da CBF, o que não aconteceu nos últimos anos, quando Goiás e Roraima foram dois dos Estados que não enviaram representantes. Com o auxílio financeiro a entidade força os clubes à montarem bons elencos, uma vez que o dinheiro que seria gasto com viagens passa a ser economizado.

Outra decisão acertada foi pela manutenção da Série D, ao invés de mesclá-la com a C. Caso isso fosse feito, clubes que não tem competência para conquistar um acesso seriam premiados, participando de uma competição mais forte, talvez desvalorizado-a.

Enfim, agora é esperar a bola rolar a partir do dia 27 de maio e torcer por uma grande competição. Além disso, fica a expectativa para saber quais serão os quatro que irão ascender à Série C.