terça-feira, 24 de agosto de 2010

JV Lideral extingue o futebol profissional

Depois de dois anos no futebol profissional, tendo conquistado o título do Campeonato Maranhense em 2009, quando participou pela primeira vez da competição, o JV Lideral anunciou a extinção do departamento de futebol profissional.

A equipe foi eliminada da Série D no último domingo, após o empate em 1 a 1 com o Flamengo-PI e já cogitava ficar de fora do campeonato maranhense deste ano. O presidente Walter Lira se reuniu na tarde desta terça-feira com todos os integrantes da equipe, dirigentes, comissão técnica e atletas, e oficializou a decisão.

Walter Lira estava aguardando apenas o final da Série D para retirar a equipe do futebol profissional. De acordo com o treinador Sandow Fecques, que comandou a equipe nos últimos dois anos, a decisão já havia sido tomada, mas somente agora foi oficializada.

“Já tinha tempo sobre esta decisão. O presidente só estava esperando terminar o Brasileiro da Série D para anunciar oficialmente.” declarou o treinador

Várias são as causas que levaram a extinção do JV Lideral, entre elas está a dificuldade de arranjar um patrocínio e a falta de compromisso do comando da FMF. Inicialmente a diretoria havia anunciado que não disputaria apenas o campeonato maranhense, caso não conseguisse um patrocínio para arcar com as viagens que tem de ser realizadas na competição.

E as atitudes da FMF, como não ajudar os clubes financeiramente e a substituição do estadual pela Copa União no primeiro semestre, fizeram com que Walter Lira decidisse pela extinção da equipe profissional

Futuro dos atletas e do técnico

O técnico Sandow Fecques permanecerá por mais um mês no JV Lideral, pois ele também é responsável pela equipe sub-18. No domingo passado a garotada do Tratorzinho venceu o Marília por 4 a 3, no primeiro jogo da final do estadual da categoria. No próximo domingo a equipe volta a campo e precisa de apenas um empate para ficar com o título.

Após este período, Sandow retorna para São Luis e estará sem clube. O treinador se coloca a disposição dos que se interessarem pelo seu trabalho

“A partir do dia 20 de setembro deve estar em São Luís. Estarei sem clube. Estou a disposição” declarou Sandow Feques

Já quanto aos jogadores, todos devem ter destinos diferentes. O volante Daniel Barros, o lateral Roniey e o atacante Toninho devem ser liberados nos próximos dias para se apresentarem no Santo André-SP, clube com o qual já foram negociados.

O goleiro Batista, o zagueiro Jackson, o meia Daniel Neves e o atacante Valdanes devem ser emprestados ao Imperatriz, que disputará o campeonato maranhense. Assim como eles, o volante Vagno também deve ser emprestado, mas para o Sampaio, que disputará o campeonato maranhense e está na segunda fase da Série D. Os demais atletas devem ter suas situações resolvidas nos próximos dias.

Em pouco mais de dois anos no futebol maranhense o JV Lideral foi vice campeã da segunda divisão maranhense, em 2008, campeão maranhense, em 2009 e vice campeão da Copa União, em 2010. Além disso, a equipe representou o maranhão na Copa do Brasil e na Série D de 2010.

Equipes do interior estão sem estádios

O campeonato maranhense está programado para começar no dia 2 de setembro, mas os problemas já começaram antes mesmo da bola rolar. Com exceção do Djalma Campos, casa do Viana, e do Correão, casa do Bacabal, os demais estádios das equipes do interior do Maranhão estão sem condições de jogos.

O exemplo disso é visto nos jogos da segunda divisão de 2009, que está sendo disputada por Viana, Santa Quitéria e Chapadinha. Apenas os jogos onde a equipe vianense tem o mando de campo não são disputados no Nhozinho Santos, em São Luis.

O Santa Quitéria não está jogando no Rodrigão, pois o clube não enviou os laudos do estádio para FMF e o Chapadinha não pode contar com Lucídio Frazão, que se encontra totalmente abandonada.

Os problemas destas equipes na segunda divisão estadual podem se repetir na disputa do campeonato maranhense de 2010. O Santa Quitéria, que já garantiu vaga na competição, ainda não está com os laudos do Rodrigão pronto, e corre o risco de ficar sem estádio no estadual.

O Nacional é outra equipe que sofre com o abandono dos estádios. A equipe de Santa Inês, que mandava seus jogos no Artemas Santos também não pode contar com o estádio, que a exemplo do que acontece com o Lucídio Frazão, do Chapadinha, encontra-se abandonado e sem condições de jogo.

Soluções

O Santa Quitéria é a equipe que pode resolver o problema mais rapidamente. Para isso basta apenas elaborarem os laudos do estádio Rodrigão, em Santa Quitéria, e enviarem para a FMF. O estádio está em boas condições, prova disso é que no primeiro semestre todos os jogos com mando de campo da Raposa, pela Copa União, foram realizados na cidade.

No caso do Chapadinha, o estádio Lucídio Frazão começou a ser reformado na última quarta-feira. Por fim o Nacional encontrou uma solução mais barata do que uma reforma, e está utilizando desde a Copa União, no primeiro semestre, o estádio Lourão, em Vitória do Mearim, cidade vizinha a Santa Inês.

JV Lideral pode ficar parado

Após a eliminação da Série D, o presidente do JV Lideal, Walter Lira, fará uma reunião com toda a equipe para definir o futuro do time. O Tratorzão, atual campeão maranhense, deve ficar fora da competição estadual caso não consiga um patrocínio, até o próximo dia 2 de setembro, data de início do campeonato maranhense de 2010.

Além de ficar fora da competição, a equipe também deve sofrer um desmanche, já que alguns atletas serão dispensados ou negociados. O volante Daniel Barros, o lateral Roniery e o atacante Toninho são nomes praticamente fora do JV Lideral, já que estão com a ida acertada para o Santo André-SP.

Um dos motivos que podem causar a saída da equipe do estadual é o gasto elevado com viagens. O presidente Walter Lira, já declarou anteriormente que a equipe não pagará mais para jogar.

“Não podemos ficar pagando para jogar. Caso não consigamos um patrocínio, não vamos disputar o estadual deste ano.” declarou Lira.

Vale lembrar que o campeonato maranhense deste ano garante apenas o campeão na Copa do Brasil. A vaga maranhense na Série D será definida apenas no campeonato maranhense de 2011, que deve ser realizado no primeiro semestre, a exemplo de como acontece em todo o país.