quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Superclássico na decisão da Copa Maranhão Sub-18

A Copa Maranhão Sub-18 conheceu seus finalistas na noite desta quarta-feira, 15. A garotada dos dois times de maior torcida do Maranhão, Sampaio e Moto, venceram seus compromissos e fecharão a competição na próxima sexta-feira, 17.

O Moto não teve trabalho para se classificar para a semifinal da competição e encarou a zebra Nunes Freire na semifinal. Mas o Papão não deu chances para a zebra e goleou a garotada adversária por 4 a 2.

Na outra semifinal, o Sampaio, que teve trabalho para se classificar às semifinais, encarou o Americano. Um jogo equilibrado, mas o tricolor levou a melhor vencendo o jogo por 2 a 1 e garantindo a vaga na decisão.

Agora Moto e Sampaio entrarão em campo em condições iguais para decidir a Copa Maranhão Sub-18. No caso de empate com a bola rolando, a decisão irá para os pênaltis, o que promete um jogo muito mais equilibrado e disputado, que já conta com todos os elementos de uma grande rivalidade.

Siga o Blog no Twitter

O caminho dos maranhenses na Copa do Brasil

A CBF divulgou nesta quarta-feira, 15, a tabela da Copa do Brasil de 2011. Sampaio já sabe que terá pela frente o Sport-PE, e o Iape vai encarar o Atlético-MG, na primeira fase da competição.

Vale lembrar que nas duas primeiras fases do certame, caso a equipe visitante vença o jogo de ida por dois ou mais gols de diferença, não há a necessidade da realização do jogo de volta. Por isso, Sampaio e Iape devem ter todo o cuidado contra seus adversários, que são dignos de respeito até pela tradição que possuem no futebol brasileiro.

O Sampaio faz sua 15ª participação na competição e o Iape estreará em competições nacionais. A melhor campanha de um maranhense na Copa do Brasil foi realizada pelo Mac, em 2000. Na ocasião a equipe avançou até as oitavas de finais eliminando Paysandu-PA e Fortaleza-CE, respectivamente, e sendo eliminado pelo Corinthians-SP.

Caso o Sampaio tente repetir o feito do Mac, e realizar a sua melhor campanha na Copa do Brasil, terá um caminho de certa forma complicada. Caso passe pelo Sport-PE terá como adversário, na segunda fase, Santo André-SP ou Naviraiense-MS.

Se chegar as oitavas de finais, o tricolor provavelmente terá o Palmeiras-SP pela frente. Isso porque na primeira fase o alviverde paulista encara o modesto Comercial-PI e na segunda fase, o vencedor deste confronto terá como adversário o classificado do duelo entre Uberaba-MG e Santa Helena-GO.

No caso do Iape o caminho começa bem mais complicado. Logo na primeira fase o Canário da Ilha encara o Atlético-MG, e o vencedor deste confronto terá pela frente o vencedor do duelo entre Prudente-SP e Iraty-PR.

Caso chegue até as oitavas de finais, Ceará-CE ou Brasiliense-DF seriam um dos prováveis adversário do Iape. O alvinegro cearense encara o Cuiabá-MT na primeira fase e o vencedor deste duelo encara o classificado da partida entre Brasiliense-DF e Águia-PA.

Siga o Blog no Twitter

CBF divulga tabela da Copa do Brasil

A tabela da competição mais democrática do Brasil foi divulgada nesta quarta-feira, 15, pela CBF. A Copa do Brasil conta com clubes de todos os estados, incluindo o Distrito Federal e garante ao campeão o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte.

Um dos destaques do certame deste ano é a volta do São Paulo, que após sete anos, ficou sem disputar a Libertadores. O campeão da última edição, realizada em 2010, foi o Santos, com o elenco formado por Neymar, Robinho, Ganso e cia.

Entre as equipes maranhenses, o Sampaio passou pelo São Domingos-SE, na primeira fase, mas foi eliminado pelo Atlético-PR, na segunda fase. O JV Lideral, que foi o outro representante do estado, caiu ainda na primeira fase para o time da Ponte Preta-SP.

Na competição de 2011, o Sampaio enfrentará o Sport-PE, com o jogo de ida sendo realizado no dia 24 de fevereiro, e a partida de volta no dia 2 de março. O Iape enfrentará o Atlético-MG, arquirrival do Cruzeiro-MG, um dos parceiros do Canário da Ilha. O jogo de ida será realizado no dia 24 de fevereiro, e a partida de volta do dia 2 de março.

As duas partidas com mando de campo dos maranhenses serão realizadas no Nhozinho Santos

Tabela dos jogos da primeira fase


Jogos de ida
15/02- Terça-feira
19h30 - Bangu-RJ x Portuguesa-SP
21h - Fast Clube-AM x Fortaleza-CE
21h - União Rondonópolis-MT x Guarani-SP
21h - Horizonte-CE x ASA-AL
21h - Iraty-PR x Grêmio Prudente
21h - Botafogo-PB x Vitória-BA
21h - Ceilândia-DF x Caxias-RS
21h - Santa Helena-GO x Uberaba-MG
21h - Naviraiense-MS x Santo André-SP
21h - Gurupi-TO x Paraná-PR
21h - Vitória-ES x Goiás-GO
22h - São Domingos-SE x Bahia-BA
22h - Murici-AL x Flamengo-RJ
22h - Treze-PB x São Paulo-SP


17/02 - Quinta-feira
Ypiranga-RS x Coritiba-PR


23/02 - Quarta-feira
19h30 - River Plate-SE x Botafogo-RJ
19h30 – Guarani-SP x União de Rondonópolis-MT
21h – Cuiabá-MT x Ceará-CE
21h - Águia de Marabá-PA x Brasiliense-DF
21h – Brusque-SC x Atlético-GO
21h - Rio Branco-AC x Atlético-PR
21h - Barras-PI x ABC
21h - Trem-AP x Náutico-PE
21h - São José-RS x Paulista-SP
21h - Peñarol-AM x Paysandu-PA
21h - 21h - Vilhena-RO x Avaí / Vilhena (RO)
21h - Rio Branco-ES x Ipatinga-MG
21h - Baré-RR x Ponte Preta-SP
21h - Corinthians-RN x Santa Cruz-PE
21h50 - Iape x Atlético-MG
21h50 -Comercial-MT x Palmeiras-SP
21h50 -Comercial-MS x Vasco-RJ


24/02 - Quinta-feira
21h50 - Sampaio x Sport-PE


Jogos de volta
24/02 - Quinta-feira
19h30 – Coritiba-PR x Ypiranga-RS
21h30 – Flamengo-RJ x Murici-AL
21h30 – São Paulo-SP x Treze-PB


02/03 - Quarta-feira
19h30 – Ponte Preta-SP x Baré-RR
19h30 – Atlético-PR x Rio Branco-AC
21h – Brasiliense-DF x Águia de Marabá-PA
21h – Atlético-GO x Brusque-SC
21h – Sport-PE x Sampaio
21h – ABC-RN x Barras-PI
21h – Náutico-PE x Trem-AP
21h – Paulista-SP x São José-RS
21h – Paysandu-PA x Peñarol-AM
21h – Ceará-CE x Cuiabá-MT
21h – Ipatinga-MG x Rio Branco-ES
21h – Santa Cruz-PE x Coríntians-RN
21h – Atlético-MG x Iape
21h50 – Palmeiras-SP x Comercial-PI


03/03 - Quinta-feira
19h30 – Vasco-RJ x Comercial-MS
19h30 – Avaí-SC x Vilhena-RO
21h30 – Botafogo-RJ x River Plate-SE

Confira a tabela completa da competição

Siga o Blog no Twitter

Falta de planejamento, o maior erro dos clubes maranhenses

Falta muito pouco para o atacante maranhense Misael, de apenas 23 anos, ser anunciado como reforço do Vasco-RJ para a temporada de 2011. O jovem atacante foi um dos destaques do Ceará-CE no início do Brasileirão e foi peça fundamental para o acesso da equipe, em 2009.

Hoje o atacante tem metade dos seus direitos federativos com valor fixado em R$ 2mi e este valor será reajustado após o dia 30 de junho, quando este contrato tem vencimento. Provavelmente o valor deve aumentar, o que, consequentemente, deve gerar ganhos para o Ceará-CE e para o Vasco-RJ, caso ele acerte com o time da colina.

Neste momento, creio que os dirigentes de Sampaio e Moto devem estar se perguntando como deixaram escapara esta jóia entre os dedos, e de graça. O atacante começou sua vida no futebol na base do tricolor, mas foi dispensado.

Do CT José Carlos Macieira, Misael foi para o arquirrival do Sampaio, o Moto. No rubro negro o atacante era reserva do, também atacante, Gabriel, que depois foi para o Sampaio e em 2011 vai defender o Veranópolis-RS.

Apesar de esquentar o banco, Misael sempre ganhava oportunidades no Moto e se destacava quando entrava em campo. O jovem atacante acabou se destacando pelo time no campeonato maranhense de 2008 e por incrível que pareça, deixou o rubro negro de graça.

Isso por conta de uma limpa que foi feita no time, na época comandada pelo presidente do clube, Cléber Verde. Ele saiu do Moto e foi direto para o Ceará-CE, e o clube cearense agradeceu, pois não gastou um centavo para contar com o atacante e agora pode ganhar no mínimo R$ 2mi com o jogador.

Nestas alturas do campeonato já surgiram interesses de Sampaio e Moto em ganhar alguma parte desta transferência. Mas vale lembrar que as duas equipes não firmaram nenhum contrato com o jogador e nas duas vezes em que foi dispensado, Misael deixou os clubes sempre pela porta de trás.

O caso de Misael mostra o quanto o futebol maranhense ainda sofre com o amadorismo de seus dirigentes. O dinheiro que deve ser partilhado entre Ceará-CE e Vasco-RJ, no caso de uma transferência para o futebol estrangeiro, poderia muito bem ser de Sampaio ou Moto, caso estes se preocupassem melhor com seus jogadores.

No caso o erro maior foi do Moto, que ainda viu Misael despontar em campo, mas por absoluta incompetência dos dirigentes, liberou o jogador gratuitamente.

Siga o Blog no Twitter

Kleber Pereira deve defender o Guarani-SP

O atacante Kleber Pereira, que defendeu o Vitória-BA no Brasileirão de 2010, deve acertar com o Guarani-SP. Caso o acerto seja confirmado o atacante disputará a Série A2 do Paulistão e a Série B do campeonato brasileiro em 2011.

O ano de 2010 não foi dos melhores para o centroavante. Em comparação aos anos anteriores, Kleber caiu drasticamente de desempenho. No inicio da temporada trocou o Santos-SP pelo Internacional-RS, mas teve poucas oportunidades e na maioria das vezes nem no banco ficava.

Depois da breve passagem no clube gaúcho, Kleber acertou com o Vitória-BA. No rubro negro baiano, o atacante marcou apenas um gol no Brasileirão. O desempenho foi muito abaixo das temporadas anteriores, tendo em vista que em 2008, o atacante foi um dos artilheiros da competição, ao lado de Keirrison e Washington, com 21 gols. Em 2009, apesar de não disputar a artilharia marcou 14 gols na competição nacional.

Siga o Blog no Twitter

Sampaio negociará cinco jogadores com o futebol paulista

O Sampaio deve perder mais cinco jogadores do elenco campeão maranhense de 2011. Os atacantes Célio Codó e Thiago Miracema, o volante Eloir e os zagueiros Robinho e Mimica, não ficarão no tricolor em 2011.

Os cinco jogadores serão negociados com clubes que atuam na primeira divisão do futebol paulistas. Entre estes, rumores apontam que Célio Codó e Eloir também foram procurados pelo Cruzeiro-MG.

O Ituano-SP é um dos possíveis destinos dos atletas. Entretanto o anuncio oficial das novas equipes dos jogadores ainda não foi feito. O presidente do Sampaio, Sérgio Frota, deve fechar todas as negociações nesta quarta-feira, 15 e anunciar para quais clubes os atletas irão.

Siga o Blog no Twitter

Iape deve encarar o Vasco-RJ na Copa do Brasil

Antes da temporada terminar já temos um causo curioso no futebol maranhense. O presidente de honra do Iape, Isaias Pereirinha pediu ao diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, para encarar uma equipe tradicional do futebol brasileiro. Os times do Flamengo-RJ, Vasco-RJ e São Paulo-SP foram os citados pelo presidente do Canário da Ilha e o diretor de competições teria garantido que um destes times enfrentaria o Iape, na primeira fase.

A tabela da competição que deve ser divulgada nesta quarta-feira, 15, ou no máximo na próxima quinta-feira, 16, confirmará uma destas equipes como adversária do Iape. De acordo com o Blog do Edivan Fonseca, o Vasco-RJ é o mais cotado para encarar o Canário da Ilha.

A questão que fica no ar é como o Iape pôde escolher o seu adversário? Se o time maranhense fez isso, com certeza isso já ocorreu em outras ocasiões, o que tira ainda mais a, já abalada, credibilidade da CBF.

O Iape garantiu o direito de disputar a Copa do Brasil ao ser campeão da Copa União. Além do Canário da Ilha, o Sampaio, campeão maranhense, é o segundo representante do estado na segunda competição nacional mais importante.

Siga o Blog no Twitter

Deu zebra na Copa Maranhão Sub-18

Mais dois jogos foram realizados pela Copa Maranhão Sub-18 na última terça-feira, 14. A rodada definiu os classificados para as semifinais da competição, onde apenas o Moto tinha garantido a classificação.

Na primeira partida o Americano venceu o Macau Sport por 3 a 1. Com a vitória o Americano garantiu sua classificação para a semifinal da competição, ao lado do Moto, que garantiu a vaga na penúltima rodada.

No outro jogo da noite, um resultado um quanto que inesperado, uma legítima zebra. O Iape, que usaria o torneio como um preparatório para a Copa São Paulo Sub-18, foi goleado por 6 a 3, pelo time de Nunes Freire.

Com o resultado o Canário da Ilha, que liderava o grupo A, caiu para a terceira posição e viu Sampaio e Nunes Freire avançarem para a próxima fase da competição. Agora a garotada do Canarinho vai ter que trabalhar duro, se quiser chegar longe na Copinha.

Com os resultados, nas semifinais, o Moto encara o time de Nunes Freire nesta quarta-feira, 15, às 17h30. Em seguida é a vez de Sampaio e Americano entrarem em campo para disputarem a segunda vaga na final, às 19h30.

Siga o Blog no Twitter

Misael deve ser emprestado de graça ao Vasco-RJ

Ao que tudo indica o Ceará-CE deve emprestar o atacante Misael ao Vasco-RJ em 2011. O presidente do clube, Evandro Leitão, tem o interesse de ceder o jogador ao clube cruzmaltino para valorizar o passe do jovem atacante de 23 anos.

Apesar do empréstimo, que deve ser gratuito, o atacante tem metade dos direitos federativos com valor fixado em R$ 2mi, visando uma rentabilidade para as duas equipes no caso de uma negociação com um clube do exterior. Este valor deve sofrer um reajuste após o primeiro semestre de 2011, já que ele tem validade apenas até o dia 30 de junho.

O jovem atacante maranhense deve ficar no Vasco-RJ até o final de 2011 . Misael foi um dos destaques do Ceará-CE no Brasileirão, mas após uma lesão e a chegada dos atacantes Magno Alves e Marcelo Nicácio perdeu espaço no clube.

No início da temporada o técnico do time da Colina, PC Gusmão, trabalhou com Misael no alvinegro cearense. A contratação do atacante foi um pedido do treinador, que já é conhecedor da qualidade de Misael.

Siga o Blog no Twitter