quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Primeira rodada do Campeonato Maranhense pode ser adiada

Ainda não é oficial, mas há a possibilidade da primeira rodada do Campeonato Maranhense, marcada para os dias 21, 22 e 23 de janeiro, ser adiada. O motivo é a falta de laudos dos estádios que vão receber os jogos durante a competição, principalmente o Nhozinho Santos.

No caso do estádio de São Luis, os bombeiros não liberaram os laudos do estádio por conta das portas corta fogo. Os portões deveriam abrir para a parte externa do estádio, entretando ocorre o contrário, o que seria um complicador caso houvesse uma emergência.

Apesar da FMF já ter declarado que exigiria os laudos dos estádios, nenhum laudo ainda foi entregue à entidade. Todos os estádios ainda estão com a situação irregular, o que pode acarretar no adiamento do Campeonato Maranhense. O interventor Antônio Américo ainda não se pronunciou sobre o caso.

MAC e Moto vão pedir anulação de novo estatuto da FMF e impedir candidatura de Américo

A discussão sobre o novo estatuto da FMF, aprovado na última sexta-feira (13), segue rendendo novos capítulos. Entretanto, além do estatuto, a presidência da entidade agora também entrou na lista de discussão.

Os presidentes do Maranhão e Moto, Antônio Macedo e Sarney Neto, confirmaram que vão pedir a anulação do estatuto aprovado e para que a Assembléia Geral seja refeita. Além do pedido na Justiça Desportiva, a diretoria do rubro-negro já ameaça procurar a justiça comum para anular o estatuto aprovado.

Uma das críticas do Moto é que o ranking da CBF não foi obedecido para estabelecer os critérios de voto, enquanto que o MAC aumenta o coro quando o assunto é a falta de tempo para a aprovação do estatuto. Além disso, a candidatura do interventor Antônio Américo não agradou à diretoria dos clubes.

No entendimento dos dirigentes, Américo poderá utilizar a FMF em benefício próprio. Com isso as eleições marcadas para a próxima terça-feira (24) poderão não acontecer.

Moto anuncia dispensas e deve contratar mais cinco

Enfim o Moto anunciou a lista dos quatro jogadores dispensados da equipes. Foram dois zagueiros e dois laterais, que não corresponderam às expectativas do técnico Sandow Feques, e deixaram o rubro-negro maranhense.

Os atletas dispensados foram os zagueiros Marcio e César, o lateral esquerdo Álvaro e o lateral direito Marcos Oliveira. Destes apenas Marcos Oliveira era remanescente de 2011, entretanto, a diretoria informou que o lateral que pediu para sair e deve acertar com uma equipe do interior.

Com as saídas destes quatro jogadores, novos atletas deverão ser contratados para as posições. Além disso, mais um goleiro também deverá acertar com o Papão, que estreia no Campeonato Maranhense no dia 23, contra o Bacabal.

Josué espera ano melhor de Orlando, após temporada de adaptação e problemas pessoais

Um dos atacantes mais criticados do Sampaio em 2011, por causa do baixo rendimento, Orlando segue na equipe de 2012. Com contrato até julho deste ano, o atacante chegou a ser dispensado após o final da última temporada, mas a diretoria resolveu dar uma nova chance para o jogador.

O técnico Josué Teixeira destaca a confiança e acredita que Orlando irá mostrar o motivo pelo qual foi contratado em 2011. O treinador ressaltou as dificuldades que o atacante encontrou na temporada, ao retornar ao Brasil após sete anos na Europa. Além disso, problemas de saúde dos familiares e o falecimento da esposa complicaram a preparação do atacante.

"Ele não rendeu em 2011, porque teve dificuldades em readaptação depois de sete anos na Europa. Quando entrou em forma, se contundiu e parou por mais de um mês. Na volta, perdeu a avó a esposa e, por último a mãe teve um AVC. Com tantos problemas, era impossível se concentrar para jogar. Como acreditamos muito no seu futebol, achamos que em 2012 ele nos dará muitas alegrias", disse o treinador.

O atacante de 30 anos deverá ser um dos titulares do Sampaio na estreia do Campeonato Maranhense, já que Célio Codó ainda não foi regularizado e Junior Chicão sente dores no pé. A partida será realizada no próximo domingo (22), às 16h no Nhozinho Santos.

Imperatriz anuncia mais um volante

O volante Marcelo Mendes, de 32 anos, é o novo reforço do Imperatriz para o Campeonato Maranhense. Conhecido no futebol maranhense por sua passagem no Sampaio, o volante chega ao Cavalo de Aço, como um dos mais experientes do grupo.

Em 2011, Marcelo Mendes defendeu o Ferroviário no Campeonato Cearense e defendeu o São José no Campeonato Maranhense. Além de atuar no Sampaio, passou pelo Campinense, Horizonte, Ceará e Rioverdense.

O Imperatriz se prepara para a estreia no Campeonato Maranhense, no dia 21. O Cavalo de Aço encara o Viana no estádio Frei Epifânio.

Ligas continuam tendo mais força que os clubes na FMF

Trocou seis por meia dúzia, mas a diferença até o momento é que as coisas estão sendo feitas às claras. Essa é a situação da FMF, hoje comandada por Antônio Américo, presidente interventor e até o momento o único candidato confirmado nas eleições à presidência da entidade.

Uma das maiores críticas, à gestão de Alberto Ferreira, era a “força” das ligas, que continuam sendo mais fortes que os clubes. Isso porque cada liga tem direito à um voto, assim como os clubes profissionais. O peso dos times ainda sobre um aumento, já que Moto e Maranhão têm dois votos e o Sampaio três votos, mas ainda sendo insuficiente para ultrapassarem o peso das ligas.

Os 13 clubes filiados terão 17 votos, muito atrás do número de votos das ligas. As ligas amadoras, que organizam campeonatos municipais no interior, chegam ao número de 37 votos, já que cada liga tem um voto. Entre os clubes profissionais ainda é possível notar a ausência do Cordino, São José, Bacabal e Viana, que disputam a Divisão Principal do Campeonato Maranhense, mas não irão participar da votação.

Ou seja, saiu Alberto Ferreira, entrou Antônio Américo e não mudou muita coisa. Vale lembrar que a aprovação do estatuto também foi à moda antiga e já gerou a revolta pública das diretorias do Moto e Maranhão, principalmente pelo peso dado ao Sampaio nas eleições, que terá três votos, contra dois do rubro-negro e do Quadricolor.

Confira a lista de votantes na FMF

Clubes (17 votos)
Sampaio (3), Moto (2), Maranhão (2), JV Lideral, Sabiá, Santa Quitéria, Imperatriz, Boa Vontade, Americano, Juventude, Tupan, Real Sociedad e XV de Novembro

Ligas (37 votos)
Liga de Alto Alegre, Liga de Santa Luzia de Paruá, Liga de Araguanã, Liga de Maranhãozinho, Liga de Pinheiro, Liga de Chapadinha, Liga de Estreito, Liga de Balsas, Liga de Tuntum, Liga de Porto Franco, Liga de Vila Nova dos Martírios, Liga de Governador Edson Lobão e Liga Imperatrizense

São José anuncia a contratação de mais um goleiro

Após acertar com o goleiro Jade, que chegou a se apresentar ao Moto, o São José anunciou a contratação de mais um goleiro. Trata-se do arqueiro Fábio, de 26 anos, que disputou a Série C pelo Luverdense.


Com a base feita na Ponte Preta, Fábio ainda defendeu os paulistas União Barbarense e Paulista. Teve uma passagem pelo Japão, atuando no Ryukyu Okinawa e após o retorno ao Brasil atuou no URT, Campinense e em 2011 estava no Luverdense.


Fábio, assim como o volante Douglas Santos e o lateral Hugo Nascimento, já se apresentaram ao Peixe Pedra e iniciaram os treinos com o restante da equipe. O Peixe Pedra estreia no dia 22 contra Cordino, no Leandrão.