segunda-feira, 12 de abril de 2010

JV Lideral vence o Sampaio e amplia vantagem

O Sampaio não conseguiu superar o JV Lideral e saiu de campo com a derrota por 2 a 1. O Tratorzão, que já jogava por dois empates para ser campeão, pois tem a melhor campanha da fase classificatória, agora pode perder por até um gol de diferença que será campeão do primeiro turno.

O primeiro tempo começou bem movimentado e com o Sampaio sempre buscando o ataque. diferentemente do que apresentou nos jogos da Copa União, o JV Lideral ficou bastante acuado cedendo a pressão tricolor.

A partida também esteve muito pegado nos primeiros minutos. Em menos de 10 minutos, Jefferson e Ismael, ambos do JV Lideral, já haviam recebido cartão amarelo. Apesar de ter equilibrado o jogo, aos 17 minutos o Sampaio abriu o placar.

Samuel puxou contra ataque pela direita, entrou na área e chutou forte, o goleiro Vicente falhou e a bola parou nos pés de Célio Codó, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol, 1 a 0 para o tricolor. O Tratorzão sentiu o gol e voltou a ficar acuado.

Aproveitando o momento o Tubarão subia com várias jogadas perigosas, e sempre dando trabalho ao goleiro Vicente. Aos 22 minutos, após cobrança de falta de Leo, o juiz assinalou pênalti, mas cancelou sua decisão, já que o bandeirinha assinalava posição irregular de Célio Codó.

E aos 30 minutos, o jogo esquentou de vez. Fagundes cometeu falta em Gabriel e ainda agrediu o atacante sampaíno. Pela agressão, o zagueiro do JV Lideral foi expulso de campo. Mas a vantagem do tricolor não durou muito tempo. No minuto seguinte, foi a vez de Célio Codó agredir o lateral Roniery, mais um expulso no jogo e 10 contra 10 em campo.

O Tubarão sentiu a expulsão do seu homem gol e deu espaço ao Tratorzão. E após cobrança de escanteio, de Jefferson, a bola ficou no bate rebate na área tricolor e o artilheiro Toninho aproveitou a oportunidade e deixou tudo igual. Antes do fim da primeira etapa o Sampaio ainda reclamou de outro pênalti não marcado, mas a primeira etapa terminou em 1 a 1.

Se no primeiro tempo o domínio foi praticamente do Sampaio, na segunda etapa o JV Lideral voltou melhor, e com mais disposição a campo. Estando melhor em campo, os atacantes do JV Lideral passaram a levar muito mais perigo ao gol de Rodrigo Ramos. e aos 14 minutos da etapa final, Roniery puxou contra ataque pela direita, cruzou a bola e o volante Vagno virou o jogo para o Tratorzão.

Pouco tempo depois do gol de virada o JV Lideral teve o zagueiro Daniel Mennezes expulso, mas mesmo com um a menos em campo, o time imperatrizense seguia levando perigo ao gol do Tubarão. O Sampaio, mesmo com as mexidas, efetuadas pelo técnico Valter Ferreira, não conseguia chegar ao ataque.

As melhores oportunidades do tricolor vieram em uma bela cabeçada de Bruno Ítalo, que passou raspando a trave do goleiro Vicente, e uma boa cobrança de falta de Kleo, que obrigou ao goleiro Vicente fazer boa defesa.

Fim de jogo e o JV Lideral sai de campo com a vitória por 2 a 1. Por causa da boa campanha na fase classificatória o Tratorzão pode até perder por um gol de diferença que levanta o caneco do primeiro turno, na próxima quinta-feira, em Imperatriz.

Ficha técnica
Local: Nhozinho Santos
Horário: 20h30
Arbitragem: Edílson Santiago Cardoso
Auxiliares: Aelson Mariano Campelo Gomes e Sergio Henrique Campelo Gomes
Sampaio: Rodrigo Ramos; Dailson, Wallax, Mimica e Tica (Kleo); André Ramos, Samuel, Eloir (Bruno Ítalo) e Leo (Edinho); Célio Codó e Gabriel. Técnico: Valter Ferreira
JV Lideral: Vicente; Roniery, Fagundes, Daniel Menezes e Jefferson; Vagno, Ismael, Mazinho (Jackson) e Pelezinho (Kelson); Valdanes e Toninho (Daniel Barros.) Técnico: Sandow Fecques
Gols: Sampaio – Célio Codó (17” do 1º tempo). JV Lideral – Toninho (38” do 2º tempo) e Vagno (14” do 2º tempo)
Amarelos: Sampaio – Rodrigo Ramos, Samuel e Gabriel. JV Lideral - Daniel Menezes, Jefferson, Ismael e Valdanes
Vermelhos: Sampaio – Célio Codó. JV Lideral – Fagundes e Jefferson

O que o futebol carioca tem haver com o futebol maranhense? Parte 2

E parece que mais uma vez o futebol do Rio vai interferir na tabela da Copa União. Depois da federação ter adiado o primeiro jogo da final, do primeiro turno, para esta segunda-feira, 12, por causa do jogo entre Flamengo e Vasco, que foi televisionado no último domingo, 11, agora é a vez da primeira rodada entrar na mira dos diretores da FMF.

De acordo com o Blog do Zeca Soares (clique aqui para ver a matéria), o diretor técnico da FMF, José Alberto de Moraes Rego, se reunirá com os clubes para definir uma possível alteração do início do segundo turno, que deve começar no próximo domingo, 18. Caso seja confirmada a alteração da data, os jogos entre Moto e Santa Quitéria, seria às 18h30, e a partida entre Mac e Nacional, às 20h30. O jogo entre Imperatriz e Sampaio, poderia ser antecipado, ou adiado, como os demais. A única partida que não teria alteração, seria entre Viana e JV Lideral, que será as 15h45, em Viana.

O motivo para as mudanças seriam o jogo entre Botafogo e Flamengo, pela final da Taça Rio, que será transmitido pela Globo. Como já disse, o torcedor que acompanha o time daqui, não deixa de ir ao estádio para ver os jogos na TV.
Não critico quem não acompanha o futebol daqui, mas acho que a federação deveria valorizar aqueles que vão ao estádio acompanhar os jogos. Transferir os jogos de domingo, por causa do campeonato carioca, paulista, seja qualquer que for, mostra total desrespeito com o torcedor.

Para concluir, se os clubes aprovarem esta idéia da FMF, aí sim nosso futebol estará no fundo do poço. José Alberto deveria ter vergonha de pensar em tomar tal atitude, não é a toa que os clubes querem a sua cabeça. FMF valorize o futebol maranhense e coloque pessoas sérias e comprometidas com o nosso futebol.

Mac volta a atuar no 4-4-2

Depois da nova alteração na tabela do segundo turno, o técnico Arlindo Azevedo, voltou a escalar o Mac no 4-4-2. O time estava treinando no 3-5-2, pois enfrentaria o Sampaio na estréia, mas já que o adversário será o Nacional, a equipe atleticana retornou ao seu esquema tradicional.

Apesar disso o time ainda jogou no 3-5-2 contra o Madureira, em amistoso, no último domingo,11. A equipe venceu o jogo por 5 a 1 e mais uma vez agradou ao técnico Arlindo Azevedo.

Moto corre atrás de reforços

Depois de colocar parte dos salários em dia, o Moto voltou a respirar um ar de tranqüilidade. No último sábado, a equipe goleou o Americano, em jogo amistoso, por 5 a 1. O jogo serviu para o interino, Belfort Braga, fazer uma avaliação mais precisa dos atletas.

E com parte das contas em dia, a diretoria agora corre atrás de reforços. Os dirigentes esperam anunciar quatro jogadores, antes do início do segundo turno da Copa União, e também acertar, o mais rápido possível, com um técnico.

Frei Epifânio será reinaugurado nesta terça-feira


O novo estádio Frei Epifânio, em Imperatriz, será reinaugurado na próxima terça-feira, 13, com o amistoso entre Peñarol, que foi campeão uruguaio no último domingo, e um combinado formado por JV Lideral e Imperatriz.

O estádio passou por uma grande reforma e está modernizado, todos os setores são de cadeiras, foi colocado um placar eletrônico e sistema de som. A entrega oficial do estádio será realizado na parte da manhã, e contará com a presença da governadora Roseana Sarney e outras autoridades.

Para a partida amistosa, os torcedores adquiriram seus ingressos, trocando 1kg de alimento não perecível por um ingresso para o jogo. Todos os ingressos foram repassados para os torcedores, que prometem lotar o Frei Epifânio.

Quanto aos times, é provável que o Imperatriz jogue no primeiro tempo e na etapa final o JV Lideral entra em campo. Por ser um amistoso internacional, a arbitragem foi definida pela CBF. O experiente, Wilson Semeni, será o árbitro da partida.

Sampaio e JV Lideral começam a decidir o título

Nesta segunda-feira,12, às 20h30, Sampaio e JV Lideral dão o pontapé inicial para a decisão do primeiro turno. A vantagem cabe ao JV Lideral,que será campeão com dois empates, já que teve a melhor campanha da fase classificatória. Um duelo sem favoritos, e ao que tudo indica, de emoções do início ao fim.

O Sampaio terá a vantagem de jogar ao lado de sua torcida, que promete comparecer ao estádio para empurrar o tricolor. Os desfalques ainda atormentam o técnico Valter Ferreira. São três baixas na linha defensiva, Dailson e Fernandinho, cumprem suspensão pelo terceiro amarelo, e Johildo, foi expulso no último jogo, contra o Iape, e cumpre suspensão automática.

No JV Lideral nenhum desfalque, entre os onze titulares. Sandow Fecques vai mostrar o que há de melhor no Tratorzão. A dupla de ataque, Toninho e Valdanes, são nomes mais do que confirmados na equipe. Apesar da vantagem, a equipe joga por dois empates para ser campeão, o Trator do Camaçari não quer saber de segurar o jogo e promete dar trabalho ao tricolor.

Melhor ataque contra melhor defesa

Além de ser uma final, o jogo entre Sampaio e JV Lideral, mostrará um duelo entre o melhor ataque e a melhor defesa. O Trator do Camaçari tem o ataque mais eficiente da competição, com 32 gols marcados, e os dois artilheiros do certame, Toninho e Valdanes.

Em contra partida, o Tubarão tem a melhor defesa da competição. São apenas nove gols sofridos em toda a competição e o principal responsável por isso é o goleiro Rodrigo Ramos. O paredão tricolor tem fechado o gol, com belas e difíceis defesas, e complicado a vida dos atacantes adversários.

Preview - Sampaio x JV Lideral

Na final, do primeiro turno da Copa União, teremos mais uma vez um duelo entre JV Lideral e Sampaio. De um lado teremos um novato no futebol maranhense, apenas um ano e meio na elite do estado, mas que conquistou o estadual logo em sua primeira participação na competição e já é o pesadelo para vários clubes. No outro, a tradição em campo, um dos poucos times do Maranhão que está tentando melhorar sua estrutura e tenta de vez voltar ao cenário nacional.

Com todos estes ingredientes, vale lembrar que o JV Lideral foi campeão maranhense, justamente, contra o Sampaio. Clima de revanche para os tricolores, como já disse aqui em algumas postagens dos últimos dias.

Vale a pena comparar as pranchetas dos dois times para ver quem terá alguma vantagem nesta final, que será decidida em 180 minutos, o jogo de volta acontecerá na próxima quinta-feira, 15, em Imperatriz, será o primeiro jogo oficial do novo Frei Epifânio.

Sampaio x JV Lideral

Rodrigo Ramos x Vicente – O goleiro sampaíno leva a melhor no duelo. Responsável por grandes defesas em todos os jogos do Sampaio, Rodrigo Ramos é elogiado até pelos adversários. Ponto para o Sampaio. (1x0)

Caio x Roniery – A experiência pesa nessas horas. Caio está começando entre os profissionais do Sampaio, mas Roniery, já conhece os atalhos dentro de campo. Ponto para o JV Lideral. (1x1)

Mimica x Daniel Menezes – Empate. Os dois zagueiros são bons no que fazem. Ambos têm bom posicionamento e são fortes no combate aéreo. (1x1)

Wallax x Fagundes – A experiência pesa, mas o talento se sobrepõe. O zagueiro Wallax foi lançado recentemente entre os profissionais do Sampaio, mas já é destaque por sua boa marcação e, devido a sua altura, é melhor tomar cuidado. Ponto para o Sampaio (2x1)

Tica x Jefferson – Leva a melhor quem sabe atuar na defesa e no ataque. Jefferson se destaca por subir ao ataque, mas sabe voltar para ajudar na marcação, o baixinho Tica nem tanto. Ponto para o JV Lideral (2x2)

André Ramos x Vagno – O volante do Tratorzão leva a melhor. Com Vagno em campo a defesa do JV Lideral fica mais protegida e é uma peça que ainda não tem substituo a altura no time imperatrizense. Ponto pata o JV Lideral (2x3)

Eloir x Ismael – O meia sampaíno leva vantagem dessa vez. Eloir tem um pouco mais de velocidade, o que o diferencia de Ismael. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora do jogo. Ponto para o Sampaio (3x3)

Samuel x Mazinho– Duas peças de confiança dos seus treinadores. Ambos batem bem na bola e têm bom posicionamento, empate neste duelo.

Leo x Pelezinho – Uma das novidades no Sampaio, Leo já mostrou que sabe jogar bola, o que Pelezinho já nos mostrou em 2009. Mas o meia tricolor tem mais precisão na hora dos passes e nas faltas. Ponto para o Sampaio (4x3)

Gabriel x Valdanes – O atacante do Tratorzão leva a melhor sem sombras de dúvida. Vice artilheiro da Copa União, Valdanes mostra que é a peça mais importante do time de SAndow Fecques. Ponto para o JV Lideral (4x4)

Célio Codó x Toninho – Um duelo de tirar o fôlego. Ambos são bons atacantes e mostram isso em campo. Jogadas aéreas são um perigo com esses dois dentro da área. Empate.

Conclusão

Até no duelo entre os atletas o equilíbrio foi mostrado. O JV Lideral se diferencia pelo conjunto, mas o Sampaio está conseguindo formar esse conjunto. Um confronto sem favoritos e vale lembra que os números não jogam. A vantagem por enquanto é do Tratorzão, que pode ser campeão com apenas dois empates, já que teve a melhor campanha na fase de classificação.