quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cefama libera jogadores para o Audax-RJ

O atacante Márcio Faray e o meia Diogo, que defenderam os times sub-15 e sub-17 do Cefama foram liberados pelo clube para o Audax-RJ. Os dois jogadores foram liberados após uma negociação e inicialmente ficarão em período de testes no time carioca.

O Audax disputará o Campeonato Carioca, onde brigará por uma vaga na Série D, e está no grupo B, ao lado de Flamengo e Fluminense. A estreia da equipe será no dia 19 de janeiro, contra o Olaria.

Maranhenses no Brasil: Nacional-AM, Ferroviário e Avaí

O ano começou e os times brasileiros vão iniciando as suas pré-temporadas. Alguns maranhenses também são negociados e partem para novos rumos, ou continuam em seus clubes de 2012.

Ferroviário-CE
No Ferrão, o volante Vagno Pereira e o meia-atacante Ted já foram apresentados e integrados ao elenco coral. Vagno chega ao clube depois de defender o JV Lideral na Série B Maranhense, e Ted atuou pelo Viana e no Americano, em 2012.

Nacional-AM
O representante amazonense na Série D, o Nacional-AM anunciou a contratação do meia Israel, que defendeu o Moto na Copa União. O jogador de 25 deverá se apresentar nos próximos dias ao clube amazonense.

Avaí
No clube catarinense, o lateral Aelson e o meia Jefferson Maranhão marcaram presença na apresentação do elenco para a temporada. Aelson quase deixou o clube catarinense, tendo contatos com o Goiás, mas garantiu sua permanência para 2013.

Ranking coloca o Sampaio entre os 20 melhores do Brasil de 2012

A temporada de 2012 foi perfeita para o Sampaio, que conquistou os títulos da Copa União, Campeonato Maranhense e da Série D. Resultados, que juntos com as novas regras do ranking da CBF levaram o time para o posto de melhor do Estado, e agora a Pluri Consultoria anunciou o seu ranking, com o Sampaio entre os 20 melhores clubes do Brasil. Além do Tricolor, o JV Lideral e o Moto representam o Maranhão.

O critério de avaliação da pluri leva em consideração o grau de dificuldade de cada competição, em função do nível e da quantidade de adversários. Também foi atribuída pontuação além dos tradicionais campeões e vices, pois assim há uma percepção maior do nível de distribuição de forças a nível Nacional e Regional. Outra novidade é a implantação de pontuação para as outras divisões do Campeonato Brasileiro (que afinal são campeonatos como qualquer outro), e pontuação negativa quando o clube é rebaixado de uma divisão para a outra.


Com a conquista do Campeonato Maranhense e da Série D, cada um valendo apenas 10 pontos, o Sampaio fechou o ano com 20 pontos, na 16ª colocação entre todos os clubes do Brasil, mesma posição do América-MG, Avaí, Caxias, Ceará, Criciúma, Guarani e Oeste. Em relação ao ranking de 2011, quando o Tricolor fechou a temporada com 10 pontos e na 27ª colocação, a equipe ganhou 11 posições.

No ranking geral, que considera os últimos cinco anos, o Tricolor fica na 30ª posição, com 35 pontos. JV Lideral, campeão maranhense em 2009, aparece com 10 pontos, como 77º colocado, seguido pelo Moto, em 78º colocado, também com 10 pontos, mas com uma posição a menos pois o título foi conquistado em 2008.

Um dado importante para o conhecimento do leitor é que os dados desse ranking servirão de base para o cálculo do IPEG – Indice Pluri de Eficiência de Gestão – que será conhecido após a publicação dos balanços do ano recém-findo, prevista para até o dia 30 de abril. O IPEG correlaciona o desempenho em campo com os gastos dos clubes com o futebol, de acordo com os números dos balanços e proporciona uma boa ideia de como os recursos vêm sendo transformados em resultados.