sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Com Série D em maio, CBF divulga o calendário de 2012

No final da manhã desta sexta-feira (7) a CBF divulgou o calendário do futebol brasileiro de 2012. As datas de início das competições serão mantidas, conforme em 2011.

Conforme já havia sido antecipado por vários veículos, os Estaduais deverão começar no dia 21 ou 22 de janeiro, com término previsto para o dia 13 de maio. Vale lembrar que muitos estaduais definem os participantes da Série D do próximo ano.

A Copa do Brasil começará no dia 7 de março tendo a final realizada no dia 25. Quanto ao Campeonato Brasileiro, a Série A será realizada entre o dia 20 de maio e 2 de dezembro, a Série B entre os dias 19 de maio e 24 de novembro e a Série C entre os dias 27 de maio e 7 de outubro.

Na Série D, a principal novidade é o começo da competição no dia 27 de maio, tendo o término previsto no dia 30 de setembro. O Sampaio é o único representante maranhense na competição, pois foi Campeão Maranhense de 2011.

Por ser o atual campeão estadual, o Tricolor também está garantido na Copa do Brasil. A segunda vaga do Estado na competição ficará com o campeão da Copa União, que ainda está em andamento.

Sobre as competições internacionais, a Conmenbol já havia definido o início da Libertadores no dia 25 de janeiro e a final no dia 4 de julho. A Sul Americana será realizada entre os dias 8 de agosto e 12 de dezembro.

Confira as datas do calendário da CBF

Estaduais – 21 ou 22/01 até 13/05
Copa do Brasil – 07/03 até 25/07

Campeonato Brasileiro
Série A – 20/05 até 02/12
Série B – 19/05 até 24/11
Série C – 27/05 até 07/10
Série D – 27/05 até 30/09

Competições Internacionais
Libertadores – 25/01 até 04/07
Sul Americana – 08/08 até 12/12

Para ter início em janeiro, Campeonato Maranhense de 2012 será definido em novembro

Para tentar adequar o futebol maranhense, aos moldes do futebol no restante do país, onde os Estaduais duram no máximo quatro meses, o Campeonato Maranhense de 2012 começará a ser discutido a partir de novembro. O diretor técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Evandro Marques, revelou que pretende realizar uma Câmara Técnica, para ouvir propostas para a competição e a partir de então elaborar a tabela.

A intenção de Evandro Marques é que o Campeonato Maranhense comece em janeiro, conforme o calendário da CBF, que deverá ser divulgado nesta sexta-feira (7), marcando o início dos estaduais para o dia 21 de janeiro. Como há a necessidade da divulgação da tabela com 60 dias de antecedência, devido à exigência do Estatuto do Torcedor, Evandro Marques espera que isso ocorra também em novembro.

“Não vamos mais na contramão do futebol brasileiro. Em novembro deveremos realizar a Câmara Técnica, para definir o esqueleto do Estadual e a partir daí ir para a Federação e definir com os clubes o campeonato de 2012. A minha intenção é começar o Campeonato Maranhense em janeiro”, disse Evandro Marques.

A Câmara Técnica será realizada em um hotel, ainda a ser escolhido pela federação e contará com a presença de treinadores, árbitros, dirigentes e membros da imprensa. Evandro Marques quer utilizar as idéias desta reunião, para assim definir a tabela e os moldes do Campeonato Maranhense de 2012.

Para o próximo ano é esperado que a competição não seja mais disputada somente no sistema de pontos corridos, como foi nas últimas duas temporadas, onde o Sampaio foi bicampeão maranhense. A expectativa fica por conta da volta dos confrontos de semifinal e mata-mata, com uma fase classificatória, que pode ser disputada em grupos ou grupo único.

Outro ponto a se destacar sobre o Estadual de 2012 é que a competição, contará novamente com 10 equipes. O Viana estará de volta à divisão principal e a 10ª vaga será ocupada por Timon ou Sabiá, que disputam o acesso no returno da Segundinha Maranhense deste ano.

Vale lembrar que nesse ano, o Campeonato Maranhense começou somente no final de fevereiro, quando a maioria dos estaduais no país já estavam no segundo turno. O campeonato terminou somente em junho, sendo um dos últimos do país. Em 2010, o Campeonato Maranhense foi disputado apenas no segundo semestre, por causa do escândalo da Segundinha de 2009, quando o Moto disputou o acesso no mesmo ano em que foi rebaixado.

Lindoval se apresenta ao Imperatriz

O atacante Lindoval foi integrado ao elenco do Imperatriz na tarde da última quinta-feira (6), para a disputa do restante da Copa União. O atacante estava disputando a Série D pelo Coruripe e marcou apenas um gol na competição.

Se ganhar condições de jogo, Lindoval poderá ficar a disposição até mesmo para o primeiro jogo das semifinais do primeiro turno, que será realizado no próximo domingo (9). Para este jogo o técnico Vinícius Saldanha ainda não definiu o time, que deve ir a campo com dois ou três volantes.

Lindoval faz parte do grupo de jogadores que foram campeões maranhenses em 2005, defendendo o Cavalo de Aço. O atacante é mais um que chega para integrar o grupo de campeões, que já conta com jogadores como o meia Edu Xiquita e o atacante Rubsen.

Copa do Brasil de 2012 deverá começar no dia 7 de março e Estaduais em janeiro

Nesta sexta-feira (7), a CBF deverá anunciar o calendário de competições para 2012. O calendário envolve os Estaduais, a Copa do Brasil e as quatro divisões do futebol brasileiro.

Os estaduais, como de praxe, abrem as competições no país e devem começar no dia 14 ou 21 de janeiro. O mais provável é que seja no dia 21, e as férias dos jogadores deverão terminar no dia 4. A intenção da CBF é que os estaduais terminem até o dia 13 de maio.

Quanto à Copa do Brasil, a primeira competição do ano que envolve equipes de todas as regiões e vale uma vaga na Libertadores, esta deverá ser realizada entre os dias 7 de março e 25 de julho. A competição envolve 64 equipes, contando com todos os campeões estaduais e mais os clubes classificados, conforme a distribuição das vagas por federações e pelo Ranking Nacional de Clubes.

As Séries A e B do Campeonato Brasileirão deverão começar a partir da segunda quinzena de maio, com Série A tendo previsão de início para o dia 19 de maio e término no dia 2 de dezembro. As Séries C e D deverão começar somente na segunda quinzena de julho, tal como foi nesta temporada.

Alguns pontos importantes a serem destacados é a desmistificação do boato sobre a criação da Série E ou que a Série D passaria a contar com 64 clubes. A Série D deverá ter o formato atual mantido, onde os 40 clubes são divididos em oito grupos, com os dois melhores avançando para as oitavas de final e os quatro semifinalistas conquistando o acesso para a Série C.

Entre os times maranhenses, apenas o Sampaio já garantiu vaga na Copa do Brasil de 2012, por ser campeão maranhense, e com isso também assegurou a única vaga do Estado na Série D do próximo ano. A segunda vaga do Estado na Copa do Brasil, ainda está em aberto e está em disputa na Copa União.