quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Flávio Campos assume o Sampaio

O Sampaio tem um novo técnico para a disputa da segunda fase da Série D. Após a classificação sofrida do tricolor, no último domingo quando empatou com o Guarany-CE em 2 a 2, o presidente, Sérgio Frota demitiu Arnaldo Lira e imediatamente acertou, com o já conhecido, Flávio Campos.

Campos chega com a missão de levar o Sampaio para a Série C e sonhando com o título da Série D. O treinador foi apresentado no início desta manhã para o elenco tricolor.

Flávio Campos comandou o Sampaio na reta final do segundo turno da Copa União, mas teve de deixar a equipe por causa de problemas familiares. Na época, Arnaldo Lira foi anunciado para assumir o seu lugar.

Crise ou golpe?

JV Lideral e Moto já se foram, segundo informações mais três clubes devem se afastar do futebol maranhense. Este é o atual cenário do futebol maranhense.

O afastamento das duas equipes ocorreu por razões bem diferentes e semelhantes. Entre as diferenças estão o momento que o JV Lideral vivia, atual campeão maranhense, vice campeão da Copa União e eliminado recentemente na Série D. No Moto a situação beirava o caos, com a permanência da equipe na segunda divisão estadual e a diretoria sem dinheiro para contratar e pagar os atletas.

Em comum nas saídas das duas equipes são as justificativas. Falta de patrocinadores, uma vez que
as empresas não vêem futuro em investir no futebol maranhense, e a falta de apoio e organização da FMF.

A falta de apoio foi exemplificada com o caso da Copa União, quando a federação prometeu que ajudaria financeiramente as equipes, mas até hoje todos os times que participaram da competição ainda não receberam um centavo sequer.

A desorganização da FMF já era discutida há muito tempo, mas os fatos só ficaram mais claros e evidentes após o escândalo da Segundona de 2009, quando permitiram a participação irregular do Moto. Resultado, competição anulada, tudo teve de ser refeito, estadual somente no segundo semestre e Copa União no início do ano para não deixar os clubes parados.

Mas, toda esta situação já era conhecida de todos os dirigentes e só agora eles começam a cruzar os braços, e surge aí uma pergunta inevitável, estamos passando do fundo do poço ou estamos a beira de um golpe?

Digo isso porque há cerca de um mês vem se falando que o JV Lideral poderia ficar de fora da competição, e neste meio tempo o presidente da equipe, Walter Lira, falou que outros times poderiam seguir os mesmos passos. Dito e feito, o Moto já foi, agora mais três equipes, especula-se que sejam o Mac, Bacabal e Nacional, paralisem suas atividades.

Todos estes fatos levam o torcedor a suspeitar de que estamos a beira de um golpe no futebol maranhense. Onde o principal objetivo é uma mudança imediata das atitudes da FMF, além da mudança dos cartolas que por lá estão vivendo há séculos.

Essa suspeita não sé dá somente na cabeça do torcedor, mas já chegou aos cartolatas da federação. Inclusive estes já teriam marcado. uma reunião de caráter emergencial com todos os clubes, incluindo JV Lideral e Moto, para que se chegasse a uma solução para o futebol maranhense.

Com o sinal de alerta mais do que vermelha agora resta ao torcedor maranhense esperar para ver onde vamos chegar. Uma injustiça com um povo que tanto gosta do futebol, mas também não engole as lambanças da FMF, prova disso são os públicos presentes nas competições locais e nacionais.

Que esse golpe ocorra para que o futebol maranhense não vire apenas lenda, se é que já não virou, e volte aos seus áureos tempos, quando os clubes daqui já fizeram páreo à grandes times do Brasil.