terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sampaio nunca venceu o Barras

No próximo domingo, 6, o Sampaio realizará um amistoso contra o Barras, no Piauí. A partida servirá para o técnico Sandow Fecques dar ritmo de jogo à equipe, mas para o Tricolor significa a possibilidade de uma vitória inédita sobre o Leão da Maratoan.

Este será apenas o quinto jogo entre as duas equipes. Em quatro jogos, o Sampaio ainda não venceu o Barras, que já derrotou o Tricolor em duas oportunidades. Se o retrospecto geral não é bom, quando situamos apenas os jogos realizados no estádio Juca Fortes, ou a Jaula do Leão, a coisa fica ainda mais complicada para o Tubarão.

Em dois jogos realizados na cidade de Barras, o Sampaio perdeu os dois. Em 2007, pela Série C, o Bafo venceu o Tricolor por 2 a 0. Outro triunfo do Leão viria em 2008, também pela Série C, quando superou o time maranhense por 2 a 1.

Nos jogos, em São Luis, ambos pela Série C, o Sampaio tem dois empates com a equipe do Barras. Em 2007, empate em 1 a 1, e em 2008, empate sem gols.

O Barras é o atual vice-campeão piauiense e enfrentará o ABC na Copa do Brasil. Enquanto isso, o Sampaio terá pela frente o Sport.

Confira todos os jogos entre Sampaio e Barras

2007 – Série C
07/07 – Barras 2x0 Sampaio – Juca Fortes
05/08 – Sampaio 1x1 Barras – Nhozinho Santos

2008 – Série C
06/07 – Sampaio 0x0 Barras – Nhozinho Santos
27/07 – Barras 2x1 Sampaio – Juca Fortes

Siga o Blog no Twitter

Esculacharam a camisa canarinha

Novas camisas da Seleção Brasileira / Foto: Globoesporte.com
Nesta segunda-feira, 1, foram apresentando oficialmente os novos modelos da camisa da Seleção Brasileira. A principal mudança é a inclusão de uma faixa no peito da camisa, e no formato dos números, que agora estão mais quadrados.

As mudanças convenhamos, não agradaram a grande parte da torcida brasileira. E nem a este que vos escreve. Se antes a camisa amarelinha era uma das mais belas, entre as seleções, hoje com certeza será uma das piores.

Agora é esperar que o futebol do Brasil não acabe que nem a nova camisa. Mas pelo que estamos acompanhando no Sul-Americano Sub-20, com certeza esta camisa será oposto da qualidade do futebol tupiniquim.

Siga o Blog no Twitter

Que cacetada!

O Blog do Zeca Soares publicou uma matéria do jornalista Lenno Edroaldo, do jornal O Imparcial. De acordo com a reportagem, o diretor de futebol da FMF, José Alberto, estaria sendo caçado pelos presidentes dos clubes, pois ele não apóia mais a gestão de Alberto Ferreira.

De acordo com a reportagem, José Alberto é uma caixa-preta com todos os esquemas que rolam dentro da FMF. Além disso, se quiserem que ele saia, ele sairá, mas revelará tudo o que sabe.

Estranho é o diretor de futebol realizar esta declaração e continuar no cargo. Isso mostra, que ele é conivente com estas ações dos clubes, usando-as para ter seus benefícios. Além disso, mostra que na verdade os clubes estão mais ligados do que se imaginava com Alberto Ferreira.

Confira a matéria completa


As declarações a O IMPARCIAL do diretor-técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), José Alberto de Moraes Rego, sobre possíveis irregularidades existentes no futebol local não foram as únicas prestadas a um veículo de comunicação do estado. Em pelo menos duas oportunidades o dirigente confidenciou à imprensa situações no mínimo no mínimo inusitadas envolvendo dirigentes de clubes e o próprio presidente da FMF, Alberto Ferreira.

As afirmações de José Alberto fazem parte de cópias sem edições ou cortes, encaminhadas a O IMPARCIAL.

As afirmações do diretor-técnico foram apresentadas aos radialistas Garcia Júnior e Galvão Santana, em 7 de janeiro, em entrevista no programa Balanço Esportivo, da Rádio Educadora AM; e em comentário feito pelo também radialista Josué Furtado, em 24 de janeiro, no programa Toque de Primeira, da mesma rádio. Nos dois programas o diretor da Federação disse haver uma “caixa-preta” na FMF, teceu severas críticas à administração Alberto Ferreira, assim como citou casos graves, como por exemplo a má conduta de dirigentes esportivos, subtraindo renda de seus jogos. Nos dois programas o dirigente também reiterou tudo o que já havia sido afirmado por O IMPARCIAL, na edição do último dia 25, dentre eles o fato de alguns clubes se negarem a pagar taxas de arbitragem, querer realizar jogos onde há deficiência de iluminação ou com ausência de ambulâncias.

A primeira declaração polêmica de José Alberto aconteceu a partir dos onze minutos e trinta (11’30”) do programa Balanço Esportivo. Na oportunidade ele foi enfático em afirmar aconteceram casos, embora não tenha dito quem, onde dirigentes de clubes ficaram com a renda das partidas sem pagar taxas, como por exemplo a de arbitragem. “Tem dirigente de clubes da Primeira Divisão do futebol maranhense que esperam acabar o primeiro tempo, vai na bilheteria de seu município, ‘raspa’ o dinheiro todo e não paga a arbitragem… onde a arbitragem volta porque eles já sabem. Então eles voltam ou vêm de carona. Aí no dia seguinte eu vou cobrar e dizer que mandarei o caso para o Tribunal”, afirmou.

Em outro trecho da entrevista Geografia [a partir dos 23’24”], como também é conhecido o dirigente, tenta justificar porque os clubes da primeira divisão haviam protocolado um documento na FMF exigindo sua saída da entidade. José Alberto então explica que parte da pressão seria porque defenderia o presidente Alberto Ferreira, mas que não estaria mais disposto a tal. “Em vários pontos o presidente da Federação é culpado porque ele não vem para a emissora contar para o público a realidade das coisas. Ele fica com uma caixa-preta, levando cipoada toda e sem dizer a realidade. Já cheguei a ponto de dizer a ele que estou cansado de defendê-lo.”

Confissão e ameaça?
A partir dos 23’45”, o radialista Garcia Júnior pergunta ao dirigente se existe “caixa-preta” na Federação e ele confirma. “Se tem? Tem sim”, disse José Alberto.

Mais à frente na entrevista, a partir dos 26’40”, Geografia é indagado sobre sua permanência à frente da diretoria técnica. Assim como afirmou a O IMPARCIAL ele disse que o cargo pertence à presidência, mas que se saísse, levaria a público os reais motivos desta decisão. “Fique sabendo o seguinte. Na hora em que eu sair vou dizer a verdade porque estou saindo!”

Outra afirmação, fato também anteriormente revelado por O IMPARCIAL, seria uma pressão exercida por integrantes da AMA Clubes para que um dirigente local assinasse documento exigindo a saída de José Alberto da Federação. “No dia da posse do secretário Joaquim Haickel [de Desportos e Lazer] um presidente de clube veio até mim e disse que só assinou o documento porque ele foi pressionado. Tanto que ele foi o último a assinar.”

No segundo programa, o radialista Josué Furtado relatou diálogo com José Alberto, onde este afirma saber muita coisa dos clubes e que poderia utilizá-las de acordo com sua conveniência. “Logo depois que sai da Mirante eu conversei com o diretor-técnico José Alberto e ele me disse, não pediu segredo, que sabe de muita coisa dos clubes.

Os clubes estão pedindo a cabeça dele e se insistirem ele disse que vai abrir a boca. Pode sair de perto porque existe muita coisa. Mas vamos esperar que não seja necessário isso, que a gente encontre o momento certo para sair desta crise que está se instalando no futebol do Maranhão. É preciso evoluir e melhorar”, comentou. As informações prestadas ao radialista são exatamente as mesmas que o Geografia prestou a O IMPARCIAL, mas que posteriormente disse a vários veículos de comunicação que teria sido mal interpretado.

Advogado propõe greve de torcedores
A crise de confiança que recaiu sobre o futebol maranhense levou o advogado Jorge Viveiros a sugerir uma atitude drástica como forma de pressionar os dirigentes locais: uma greve para que os torcedores não compareçam aos estádios. Segundo Viveiros é o torcedor que protocolou requerimento no Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD-MA), solicitando que a procuradoria do órgão apure as hipotéticas irregularidades citadas pelo diretor-técnico da FMF, na matéria de 25 de janeiro de O IMPARCIAL. No requerimento ele também solicitou que fosse oferecida denúncia contra José Alberto de Moraes Rego.

A intenção dele com este movimento é atingir economicamente a Federação para que aconteçam mudanças radicais, principalmente no comando da entidade, através da pressão popular. “Se o torcedor não for aos estádios e a cada partida os clubes tiverem que pagar cada vez mais taxas, chegará um momento em que a situação ficará insustentável até a saída deles”, afirmou. “É difícil, porque há torcedores apaixonadas, mas chega uma hora em que você tem que deixar a paixão de lado e ficar com a razão”, completou.

Outra medida que será pensada pelo advogado é um novo pedido de apuração no Tribunal, caso a procuradoria do TJD opte por não oferecer denúncia contra diretor-técnico da FMF. O pedido seria parecido ao anterior, mas desta vez com as gravações dos programas de rádio. “Todo mundo sabe que há auditores que simpatizam com o presidente da Federação. Então se isso ocorrer, podemos sim dar prosseguimento. Minha intenção é resgatar o respeito ao torcedor maranhense”, finalizou.

Reportagem Lenno Edroaldo/O Imparcial

Siga o Blog no Twitter

Amistoso entre Barras e Sampaio será em Barras

Diferentemente do que vinha sendo noticiado, o amistoso entre Barras e Sampaio será realizado no estádio Juca Fortes, em Barras. Inicialmente a partida seria no estádio Albertão, em Teresina.

O Sampaio vai encarar o Barras no próximo domingo, 6. Além deste amistoso, ainda será realizado um outro jogo, diante do Comercial, no dia 10, provavelmente no estádio Albertão, pois o estádio da cidade de Campo Maior, o Deusdeth Melo, está sem condições para receber jogos.

Siga o Blog no Twitter

Iape encerra a temporada de contratações

O Iape não realizará mais nenhuma contratação para esta temporada. De acordo com as informações, o atual elenco do Canário da Ilha já conta com 31 jogadores.

Desta forma os reforços que viriam do Cruzeiro, não são mais esperados pelo Iape. Os últimos contratados do Canário da Ilha foram o lateral Bruno e o atacante Ronieri, ambos do futebol paulista.

Siga o Blog no Twitter

Gabriel retorna ao Sampaio

O atacante Gabriel, que seria emprestado ao Veranópolis, para a disputa do Campeonato Gaúcho está de volta ao Sampaio. De acordo com as informações, o clube gaúcho não cumpriu com o acordo feito com o atacante.

Gabriel foi para o Veranópolis no final da última temporada, após um pedido do técnico Edson Porto, que comandou o Sampaio no início de 2010 e está trabalhando no futebol gaúcho. Como os gaúchos não pagaram o cominado ao jogador, ele optou por retornar ao Sampaio.

Gabriel deve ser integrado ao elenco do Tricolor para a temporada. O atacante provavelmente ficará como uma das opções do ataque para o técnico Sandow Fecques.

Siga o Blog no Twitter

Placar da rodada

Em parceria com @placar_futebol e @placar_futebol2 o Blog traz os resultados dos jogos, do Brasil e do mundo, de domingo e segunda-feira.

No domingo, os clássicos pelos Estaduais agitaram a rodada. Em Pernambuco, o Náutico tirou a invencibilidade do Santa Cruz, no Ceará, o Vozão bateu o Fortaleza e segue liderando. Em Barueri, o Santos bateu o São Paulo, e também segue líder. Fechando o Fla afundou o Vasco, que está eliminado da Taça Guanabara.

Na segunda-feira, poucos jogos pelo mundo do futebol. Destaque para a garotada do Brasil, no Sul-Americano Sub-20. Na estreia do hexagonal, os chilenos desceram o sarrafo e provaram que não dependem de categoria para serem fregueses. Goleada canarinha por 5 a 1.

SEGUNDA-FEIRA - 31/01

Campeonato Sul Americano Sub-20:
Uruguai 1x0 Colômbia
Argentina 0x1 Equador
Chile 1x5 Brasil

Campeonato Espanhol:
Racing 1x1 Valencia

Campeontato Turco:
Eskişehirspor 1x0 Konyaspor

Campeonato Mineiro:
Democrata de Gov. Valadares 0x0 América de Teófilo Otoni

Campeoanato Capixaba:
Aracruz 1x0 Colatina

Campeonato Pernambucano:
Sport 1x0 Vitória

DOMINGO - 30/01

Copa da Liga Portuguesa:
Arouca 0x4 Braga
Paços de Ferreira 2x1 Vitória de Guimarães
Aves 0x4 Benfica
Olhanense 0x1 Marítimo

Copa da Inglaterra:
Arsenal 2x1 Huddersfield
Wolverhampton 0x1 Stoke City
Notts County 1x1 Manchester City
West Ham 3x2 Nottingham Forest
Fulham 4x0 Tottenham

Copa da Liga Escocesa:
Rangers 2x1 Motherwell

Campeonato Turco:
Ankaragücü 1x3 Mansaspor
İstanbul 2x1 Besiktas
Gaziantepspor 1x1 Gençlerbirliği
Fenerbahçe 2x0 Trabzonspor

Campeonato Alemão:
Stuttgart 0x1 Freiburg
Frankfurt 0x1 Borussia Mönchengladblach

Campeonaro Italiano:
Brescia 0x3 Chievo
Cagliari 2x1 Bari
Genoa 3x1 Parma
Inter de Milão 3x2 Palermo
Nápoli 4x0 Sampdoria
Lecce 1x1 Cesena
Bologna 0x0 Roma
Juventus 1x2 Udinese

Campeonato Espanhol:
Atlético de Madrid 0x2 Athletic Bilbao
Osasuna 1x0 Real Madrid
Espanyol 0x1 Villarreal

Campeonato Francês:
Nancy 1x2 Montpellier
Bordeaux 2x0 Nice
Monaco 0x0 Olympique Marseille

Campeonato Holandês:
SBV Excelsior 1x5 ADO Den Haag
Twente 2x1 Feyenoord
NAC 0x3 Ajax
Heerenveen 1x4 Groningen

Campeonato Escocês:
Dundee 3x0 Hibernian

Campeonato Grego:
Atromitos 0x0 Asteras
Panionios 1x1 Kavala
Larisa 2x1 Panserraikos
Olympiakos Volou 0x1 Olympiakos
Aris 0x0 PAOK

Campeonato Chileno:
Colo Colo 2x2 Cobresal
Santiago Morning 1x1 Unión La Calera
Unión San Felipe 3x1 O’Higgins
Unións Española 0x2 Cobreloa

Campeonato Paraguaio:
3 de Febrero 2x1 Independiente
Rubio Ñu 1x0 Sol de América
Nacional 1x2 Olímpia
Tacuary 3x2 Sportivo Luqueño

Campeonato Equatoriano:
Espoli 1x2 Emelec
Olmedo 1x0 LDU
Barcelona 1x0 Imbabura

Campeonato Venezuelano:
Estudiantes 1x2 Caracas
Aragua 1x0 Atlético El Vigía
Taracuyanos 1x1 Carabobo
Real Esppor 0x0 Deportivo Lara
Zulia 1x1 Monagas
Anzoátegui 1x0 Mineros Guyana
Deportivo Táchira 1x0 Trujillanos

Campeonato Boliviano:
Nacional Potosí 3x0 San José
Bolívar 1x0 Blooming
Real Mamoré 1x2 Real Potosí
Universitário Sucre 3x1 Club Aurora
Oriente Petrolero 3x2 The Strongest

Campeonato Mexicano:
Monarcas Morellia 3x3 San Luis
Pumas 3x2 Monterrey

Campeonato Paulista:
Portuguesa 0x2 Palmeiras
Santos 2x0 São Paulo
Botafogo 1x1 Bragantino
Linense 3x2 Paulista
Mogi Mirim 3x1 Grêmio Prudente
São Bernardo 2x2 Corinthians

Campeonato Paulista A-2;
Rio Preto 1x1 Catanduvense
Atlético Sorocaba 2x1 São Bento
Monte Azul 1x0 Sertãozinho
Guarani 1x1 XV de Piracicaba
Rio Claro 2x1 América

Campeonato Carioca:
Americano 2x3 Boavista
Cabofriense 2x4 Fluminense
Vasco 1x2 Flamengo
Macaé 2x2 Bangu

Campeonato Mineiro:
Cruzeiro 3x0 Caldense
Guarani 5x0 Ipatinga
Funorte 1x2 Atlético

Campeonato Capixaba;
Espírito Santo 1x1 Linhares

Campeonato Gaúcho:
Cruzeiro 1x2 Canoas
Pelotas 1x2 São José
Juventude 2x0 Ypiranga
Porto Alegre 4x3 São Luiz
Grêmio 2x1 Internacional
Veranópolis 0x3 Caxias
Santa Cruz 2x2 Lajeadense

Campeonato Catarinense:
Metropolitano 0x0 Avaí
Marcílio Dias 2x2 Brusque
CFZ Imbituba 0x0 Criciúma

Campeonato Paranaense:
Arapongas 1x1 Coritiba
Cascavel 0x3 Iraty
Paranavaí 1x2 Corinthians
Rio Branco 1x2 Operário
Atlético 4x2 Roma Apucarana

Campeonato Baiano:
Atlético de Alagoinhas 2x0 Feirense
Bahia de Feira 1x1 Vitória
Bahia 1x2 Fluminense de Feira
Colo Colo 1x0 Ipitanga
Juazeiro 1x1 Serrano
Vitória da Conquista 2x1 Camaçari

Campeonato Cearense:
Fortaleza 1x2 Ceará
Guarani de Juazeiro do Norte 0x1 Crato
Horizonte 1x3 Guarany de Sobral
Quixadá 1x5 Tiradentes

Campeonato Pernambucano:
América 0x2 Salgueiro
Araripina 3x2 Cabense
Náutico 3x1 Santa Cruz
Petrolina 2x1 Ypiranga
Porto 2x3 Central

Campeonato Potiguar:
Coríntians 1x1 Santa Cruz
ABC 6x0 Potiguar de Mossoró
ASSU 0x1 Alecrim
Baraúnas 0x1 América
Centenário Pauferrense 0x1 Palmeira

Campeonato Alagoano:
Ipanema 1x0 Murici
Sport Atalaia 3x2 CSE
CSA 2x1 ASA

Campeonato Goiano:
Aparecidense 2x1 Santa Helena
CRAC 0x2 Vila Nova
Morrinhos 4x1 Goianésia
Trindade 2x3 Anapolina

Campeonato Brasiliense:
Brasiliense 4x0 Atlético Ceilandense
Formosa 2x1 Gama

Campeonato Mato-grossense:
Cuiabá 4x0 Luversense
União de Rondonópolis 4x0 CRAC
Primavera 2x1 Vila Aurora

Campeonato Paraense:
Tuna Luso 0x0 Castanhal
Cametá 2x2 Remo

Campeonato Amazonense:
Nacional 5x1 Sul América
São Raimundo 3x1 América
Fast Clube 1x2 Operário

Siga o Blog no Twitter

Iape antecipa amistoso contra o Fasca

Por causa do adiamento do jogo contra o Sampaio, o Iape antecipou o amistoso contra o Fasca. O jogo, que estava marcado para ser realizado no domingo, 13, será realizado em uma quinta-feira, 10.

A antecipação do amistoso veio por conta do adiamento do jogo contra o Sampaio, que passou do dia 10 para o dia 13. Essa mudança ocorreu, pois o Tricolor realizará dois amistosos no Piauí, nos dias 6 e 9.

Os amistosos estão servindo para o técnico Cabrera montar a formação ideal da equipe, que estreará na Copa do Brasil. O Iape entra em campo no dia 23 de fevereiro, para encarar o Atlético-MG. O jogo será realizado no estádio Nhozinho Santos.

Siga o Blog no Twitter

Sampaio fará dois amistosos no Piauí

A diretoria do Sampaio confirmou a realização de dois amistosos no Piauí na próxima semana. Assim como o Tricolor, os dois adversários participarão da Copa do Brasil.

O primeiro jogo será contra o Barras, no próximo domingo, 6. O segundo adversário será o Comercial, na quarta-feira, 9 de fevereiro. Os dois jogos serão realizados no estádio Albertão, em Teresina.

Por conta destas datas, o amistoso contra o Iape, que estava marcado para o dia 10, foi adiado para o dia 13. Ainda existe a possibilidade do Sampaio realizar mais um amistoso contra o Canário da Ilha, que também disputará a Copa do Brasil.

O Tubarão estreia na Copa do Brasil no dia 24 de fevereiro diante do Sport. O jogo será realizado no Nhozinho Santos, em São Luis.

Siga o Blog no Twitter

Jogo difícil, mas Brasil goleia

Começou complicado, mas logo as coisas se ajeitaram e veio a goleada. Assim foi o vitória de 5 a 1 do Brasil sobre o Chile, na estreia Canarinha no hexagonal do Sul-Americano Sub-20. O resultado além de deixar o time Canário na liderança, mostrou que não importa a categoria, os chilenos são fregueses fiéis.

Neymar é o artilheiro da competição com sete gols / Foto: Globoesporte.com
No primeiro tempo o Brasil parecia que ia dominar o jogo. O golaço, para variar de Neymar, poderia até dar esta certeza. Mas, quase que instantaneamente, Carrasco empatou para os chilenos em um vacilo de Gabriel.

Os chilenos cresceram e passara praticamente todo o primeiro tempo no campo de ataque. A resposta canarinha só veio no segundo tempo, com mais um gol de Neymar, e uma pintura de Lucas, que encobriu o arqueiro chileno antes de mandar para o fundo do gol. Ainda teve tempo pro Neymar dar um passe pra Diego Maurício, marcar o quarto, e Willian, de cabeça, fechar a goleada e o chocolate brasileiro.

O destaque negativo do jogo vai para a seleção chilena. Quando o jogo ainda estava com o placar zerado, a garotada Roja já descia o sarrafo nos garotos brasileiros. Entretanto, de nada adiantou o esforço dos chilenos, já que saíram de campo com uma bela goleada.

Siga o Blog no Twitter