domingo, 20 de maio de 2012

A vitória da retranca na UCL e o início do Brasileirão

Um jogo muito abaixo do esperado para uma final de Champions League. De um lado o Chelsea retrancado e do outro o Bayern de Munique, que não conseguia passar pelo muro azul. Um jogo morno durante a maior parte do tempo, mais precisamente até aos 36 minutos do segundo tempo.

Isso porque aos 37, após cruzamento de Kross, Muller abriu o placar na Alianz Arena. Com o jogo da forma como se desenhava, parecia ser o gol do título. Apenas parecia, porque, ele, sempre ele, Didier Drogba, também de cabeça e contando com uma ajuda de Neuer, empatou o jogo aos 43. Com o empate no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação e com emoção garantida.

Logo aos dois minutos da prorrogação, Drogba foi de herói à vilão ao cometer pênalti em Ribery. Na cobrança, Robben, que vinha fazendo um bom jogo. Mas bateu mal e Cech ficou com a bola. A partir dali, o camisa 10 bávaro se perdeu em campo e a partida logo voltou ao seu ritmo morno, até as penalidades.

Nas penalidades o Chelsea começou atrás, com Mata chutando para boa defesa de Neuer, mas Cech consagrou-se ao defender as cobranças de Olic e Schweinsteiger. Para coroar o título inédito dos Blues, Drogba converteu a última penalidade inglesa, garantindo a vitória por 4 a 2. Curiosamente, Robben não foi para as cobranças, o terceiro pênalti do Bayern foi cobrado pelo camisa 1, Neuer, que colocou no canto, mas quase Cech ficou com a bola.

Venceu a retranca, mas não perdeu o futebol. Só não gosto de times defensivos, mas é uma das opções oferecidas para se jogar o futebol. Além do título inédito do Chelsea, destaque para o vice tridente do Bayern de Munique, que já era vice na Bundesliga e na Copa da Alemanha e agora na Champions League.

Além do Bayern, quem mais lamentou a derrota dos bávaros foram o Tottenham, que perde a última vaga inglesa na Champions, e o Anderletch, que fica garantido na fase de play offs, mas seria alçado direto na fase de grupos, em caso de vitória alemã.

Começou o Brasileirão
Imediatamente após a final da Champions League, começou o Brasileirão e logo dois empates nos primeiros jogos. Começando com o Palmeiras, onde Luan, aos 37 do primeiro tempo, marcou o primeiro gol do Brasileirão de 2012. Mas não adiantou isso para o Verdão vencer, porque Rodriguinho empatou para a Lusa aos 42 do segundo tempo e o Porco ainda viu Maikon Leite acertar uma bola na trave.

No outro jogo de abertura, o Sport encarou o Flamengo, que voltava de férias. O que se viu na Ilha foi o rubro-negro pernambucano valente e o carioca errando mais do que acertava. A saída de bola do Flamengo uma lástima e se não fosse Paulo Victor, uma goleada seria inevitável.

O gol do Sport, que parecia que sairia a qualquer momento, saiu com uma bela jogada de Marquinho Gabriel, que na entrada da área, acertou um belo chute no ângulo. Após o gol, no Flamengo entrou Deivid, que qualificou o time rubro-negro, viu Love perde uma grande chance para empatar o jogo e depois fazer o gol do empate. Par a o Flamengo, um empate com sabor de vitória, para o Sport, um empate nem tão bom assim, ainda mais pela forma como foi melhor durante a maior parte do tempo.

No terceiro jogo da primeira rodada, vitória do Figueirense sobre o Náutico por 2 a 1. Fernandes abriu a conta para o Figueira, Araújo empatou para o Timbu e aos 48, Caio garantiu a vitória dos catarinenses.


***Rapidinhas***

Goleadas na Série B
Começando a virada do América-RN sobre o Goiás. O Mecão perdia por 1 a 0, logo aos quatro minutos, mas foi para o intervalo vencendo por 4 a 1. No segundo tempo, um gol para cada lado e vitória potiguar por 5 a 2. Em outros dois jogos, Atlético-PR e Criciúma venceram, respectivamente, Joinvile e Guaratinguetá por 4 a 1.

Artilheiros decidem para Vitória e ASA
Ainda na primeira rodada, Neto Baiano chegou ao 32º gol na temporada, garantindo a vitória pelo placar mínimo para o Vitória diante do Barueri. Contra o São Caetano, Lúcio Maranhão também marcou o único gol do jogo, assegurando a vitória do ASA e o seu 33º gol na temporada. O maranhense do Fantasma das Alagoas é o terceiro principal artilheiro do Brasil.