quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Juventude é o melhor maranhense nas categorias de base

Na última terça-feira, 28, o site Olheiros.net divulgou o ranking das categorias de base do país. A classificação conta com apenas três equipes maranhenses, que então nas últimas posições.

Diferentemente de muitos rankings, que contabilizam todos os títulos e resultados obtidos pelo clube, o ranking do Olheiros.net contabiliza apenas os resultados mais recentes. Algumas competições locais são deixadas de fora, tendo em vista que ele abrange todo o país.

O time maranhense mais bem classificado é o atual campeão estadual sub-18, o Juventude. A equipe de Caxias entreia na lista, e ocupa a 92ª posição, com 10 pontos. O Marília, um dos clubes com maiores investimentos nas categorias de base, é figurinha constante no ranking.

Entretanto, como a equipe imperatrizense não conquistou o estadual sub-18 deste ano, despencou da 58ª posição, onde era o maranhense mais bem classificado, para a 112ª. Isso porque a equipe perdeu os pontos das conquistas de 2007, já que a classificação contabiliza apenas os feitos dos últimos três anos, no caso 2008-09-10.

O terceiro maranhense no ranking é um clube de tradição, o Mac. Apesar dos investimentos que a equipe faz nas categorias de base, os resultados no estadual sub-18 não são muito expressivos. Com isso o time ocupa 120ª posição, com cinco pontos.

Como supracitado o ranking considera apenas algumas competições locais e valoriza os resultados mais recentes. Competições como a Copa Cefama e a Copa Maranhão, que são voltadas para as categorias de base, não são contabilizadas. Por isso o Sampaio e Americano, últimos campeões da Copa Maranhão não estão listados.

Outro ponto importante a ser citado, é que assim como o ranking da CBF, o ranking do Olheiros.net gera muitas discussões. No caso do Maranhão podemos observar a ironia de que o Marília, que tem um dos melhores trabalhos de base no estado, estar atrás do Juventude. Além deste caso, o Sampaio, que vem conquistando bons resultados nas categorias sub-18, sub-17 e sub-15, não marca presença na classificação.

Confira a situação dos maranhenses no ranking

92º Juventude – 10pts
112º Marília – 7pts
120º Mac – 5pts

Confira o ranking completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição