domingo, 16 de janeiro de 2011

Começou o futebol no País do Futebol

Finalmente, depois de quase um mês sem a redonda rolando pelos gramados tupiniquins, ela voltou às suas atividades normais. Mas, quem disse que o futebol brasileiro começou para valer?

Vou ser enfático no meu ponto de vista, não sou fã dos Estaduais, mas é necessário. Para os times de primeiro escalão do futebol brasileiro, estas competições são uma pré-temporada de “luxo”. Mas para os pequenos, os Estaduais são fundamentais para colocar os times em atividade.

Como exemplo citarei os Campeonatos Carioca e Paulista. Em ambos os casos, o ano de 2011 não promete muitas surpresas. Os quatro grandes, de cada estado, devem fazer uma competição tranqüila, chegar às finais e decidir o título em um Clássico.

Mas para os clubes menores, a competição já começa como forma de garantir uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil, o que aumenta a sua importância.

Saindo do eixo Sudeste, vamos ao Nordeste, onde a realidade é bem diferente. Pegaremos como exemplo os Campeonatos Maranhense e Piauiense, ambos possuem representantes somente na Série D.

Para estes estados a realização do certame local é primordial para a manutenção da atividade futebolística. Caso não houvesse o certame, apenas um, no máximo dois, times estariam em atividade.

Siga o Blog no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição