sábado, 19 de fevereiro de 2011

A história do Sampaio em livro

O livro será lançado na próxima seta-feira / Foto: Reprodução
Na próxima sexta-feira, 25, a história do futebol maranhense ganhará mais uma fonte de pesquisa. O livro “Sampaio Correa, uma paixão dos maranhenses”, de autoria do pesquisador e professor de Educação Física, Hugo Saraiva, contará a história de 87 anos em 160 páginas. A obra será lançada em um evento na academia MK3.


Em um bate-bola com o Blog, o autor revela o caminho para concluir esta obra. Além disso, fala sobre as dificuldades encontradas e nos “surpreende” revelando ser um torcedor do Tricolor Boliviano.



Todo o esforço de Hugo Saraiva poderá ser conferido a partir poderá ser conferido a partir da próxima sexta-feira. A data por sinal não foi escolhida ao acaso, será um dia depois do duelo entre Sampaio e Sport pela Copa do Brasil.

Os interessados poderão adquirir o livro por apenas R$ 25,00. Ele estará a venda no dia do lançamento, e depois poderá ser encontrado nas bancas Lacerda, localizadas na Alemanha, Cohab e São Francisco.

Bruno Alves - Quem é Hugo Saraiva?
Hugo Saraiva - Sou professor de Educação Física, trabalho em algumas cidades do interior, como Urbano Santos e São Benedito do Rio Preto. Conclui o curso em 2010 e terminei a pós-graduação em 2011. Antes de ser um boliviano, sou um apaixonado pelo futebol maranhense, que acompanho desde 1995, quando morava em Pinheiro.

Sampaio x Bangu (!958) / Foto: Acervo pessoal de Hugo Saraiva
Bruno Alves - Como surgiu a idéia do livro?
Hugo Saraiva - Bom, o livro surgiu em 2008, quando comecei a pensar na minha monografia de conclusão do livro. Como via muitos temas batidos e até repetidos na Educação Física e não via nada relacionado ao futebol maranhense, em especial ao Sampaio , resolvi buscar toda a história do clube, visto que o tema futebol é um dos conteúdos da Educação Física

Bruno Alves - Quais foram as dificuldades encontradas para escrever o livro?
Hugo Saraiva - Várias. Primeiro, foi a falta de livros sobre o assunto. Livros que tratem sobre o futebol local. Na época, tinha apenas o livro do Dejard Martins (Esporte: um mergulho no tempo). Depois veio o livro do Claunísio Amorim (Terra, Grama e Paralelepípedos), mas nesse tempo eu já havia concluído o trabalho.

Também encontrei dificuldade no acervo público, devido à deterioração de jornais e falta de exemplares completos do inicio da década passada. Além, é claro, de um monte de informações desencontradas de pesquisadores e historiadores

Time do Sampaio de 1983 / Foto: Acervo pessoal de Hugo Saraiva
Bruno Alves - Quanto tempo levou até a conclusão da obra?
Hugo Saraiva - Bom, do momento em que pensei até a apresentação da monografia, foram dois anos e meio.

Bruno Alves - Você revelou ser um torcedor do Sampaio, o que espera do time em 2011?
Hugo Saraiva - O time de 2011, apesar do pouco que vi e pelo menos no papel, parece ser melhor do que o do ano passado e do time de 2009. Espero sinceramente que o time faça o melhor no Brasileiro, porque a atual fase do nosso futebol aspira uma conquista dessa

Bruno Alves - Apesar de ser tricolor, podemos ter mais uma obra sua, mas com foco em outro time?
Hugo Saraiva - Tenho um significativo material sobre o Moto Clube. Como disse, antes de ser boliviano, sou um apaixonado torcedor do futebol maranhense. Na época do trabalho sobre o Sampaio , passei a reunir também algum material sobre o Moto e pensar, quem sabe, em fazer algo sobre o rubro-negro. Mas isso é um projeto pra mais tarde

Sampaio x Moto (1981) / Foto: Acervo pessoal de Hugo Saraiva
Bruno Alves - Como um torcedor do futebol maranhense, o que pensa sobre a campanha "Nordestino de coração"?
Hugo Saraiva - Como o futebol maranhense atravessa um período de transição, essa campanha vem somente reafirmar aquilo tudo que a maioria dos torcedores querem: valorizar o nosso futebol. Acho louvável essa campanha, sobretudo pelo fato de haver uma nova geração de torcedores que valorizam o nosso futebol. Cito dois casos aqui: o boliviano Lucas Leão, que inclusive foi um dos responsáveis pelo inicio efetivo da campanha e o torcedor Caio Leite.

Ambos têm, respectivamente, 14 e 16 anos, e são torcedores apaixonados e muito ativos, participam de todo tipo de campanha em prol do Sampaio Corrêa, Então essa campanha vem resgatar esses valores perdidos, principalmente entre essa faixa etária, e isso é muito importante pra revitalização do nosso esporte.

Bruno Alves - Para finalizar, qual a expectativa para o lançamento do livro?
Hugo Saraiva - Espero reunir torcedores e amigos nessa noite onde realizo um sonho, que é deixar registrado algo para o SCFC. Pode ser algo mínimo, mas essa é a minha parcela de contribuição por amor às cores da minha Bolívia.

Siga o Blog no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição