JV Lideral foi "cortado" por Alberto Ferreira |
Eurico Pacífico, coordenador da Copa Maranhão, organizada pelo Sistema Mirante, explicou que indicava o campeão para a Federação Maranhense de Futebol (FMF). Somente depois é que a entidade, no caso a FMF, enviaria a documentação da equipe campeã para a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da Copa São Paulo.
“Nós realizamos o torneio e indicamos o campeão para a FMF. Nós não podemos indicar direto, ou seja, a FMF depois passaria toda a documentação para a FPF, de acordo com os trâmites”, explicou Eurico Pacífico.
Com isso, a obrigação da indicação dos representantes do Estado passou para a FMF. Os representantes, no caso Americano e JV Lideral deveriam ter a documentação dos atletas enviadas para a FPF até o dia 16 de setembro, prazo em que se encerraram as inscrições para a Copa São Paulo de 2012.
Neste período a FMF já estava sendo investigada pelo Ministério Público e o presidente do JV Lideral, Walter Lira, prestou um depoimento revelando uma série de irregularidades na gestão de Alberto Ferreira. Com isso, quando houve a indicação dos representantes do Estado, Alberto Ferreira, que ainda comandava a FMF, enviou apenas a documentação do Americano e os dados do JV Lideral ficaram retidos na Federação, conforme revelou o atual presidente, Antônio Américo.
“Recentemente achamos a documentação do JV Lideral na FMF sobre a Copa São Paulo. O Alberto Ferreira enviou apenas a documentação do Americano. Quando descobri isso, ainda viajei para São Paulo, onde me reuni com a diretoria da FPF, mas como o prazo de inscrições já havia sido encerrado, não tinha mais como reverter a situação, uma vez que ficou subentendido que o Maranhão tinha desistido de uma das vagas”, revelou Antônio Américo.
Outro ponto a ser destacado é que Antônio Américo assumiu a presidência da FMF apenas no dia 26 de setembro, 10 dias depois do encerramento do prazo de inscrições das equipes para a Copa São Paulo. Entretanto, o atual gestor da FMF, disse que irá tentar achar uma forma de contornar os danos sofridos pelo JV Lideral, podendo tentar assegurar uma vaga para a equipe na Copa São Paulo de 2013.
Vale destacar que o Maranhão tem direito a apenas uma vaga para a Copa São Paulo. A segunda vaga ocorre de um convite, que é feito anualmente, o qual o representante que ganha este convite é o campeão da Copa Maranhão Sub-18. Em alguns casos, a FPF convida uma equipe diretamente, como foi o caso do Iape em 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo
-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog
Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição