quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CBF confirma Copa do Brasil com 80 clubes e Copa do Nordeste, sem maranhenses e piauienses

Em coletiva na manhã desta quinta-feira (1), o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, confirmou as mudanças na Copa do Brasil para 2013 e a volta da Copa do Nordeste. A Copa do Brasil passará a ter 80 clubes, incluindo os times que disputarem a Libertadores e servirá como critério de classificação para a Sul Americana. Sobre a Copa do Nordeste, Maranhão e Piauí foram excluídos da competição.

Teixeira divulgou que a Copa do Nordeste contará com 16 clubes (ABC, América-RN, Bahia, Botafogo-PB, Ceará, CRB, CSA-AL, Confiança, Fortaleza, Fluminense de Feira de Santana-BA, Náutico, Santa Cruz-PE, Sergipe, Sport, Treze-PB, Vitória). Os clubes serão divididos em quatro grupos, onde os dois melhores de cada avançam para as quartas de final, até ser definido o campeão. A competição já está garantida pelos próximos 10 anos, além de dar ao campeão uma vaga na Sul Americana.

Sobre a Copa do Brasil, o campeonato agora não será realizado somente no primeiro semestre. A competição começará em março e sendo encerrada apenas em novembro, contando com a participação de 80 clubes, entre os quais os times que disputarem a Libertadores.

A Copa do Brasil terá uma “primeira fase” envolvendo os 80 clubes, até ficarem apenas 10 equipes. Estas se juntarão ao seis times que disputaram a Libertadores, já que esta fase será realizada após a competição continental, iniciando as oitavas de final da competição. Caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, o primeiro colocado do ranking nacional de clubes será convidado para completar as oitavas.

Outra mudança ocorrerá no sistema de classificação para a Sul Americana. A partir de 2013 apenas quatro brasileiros participarão da competição. O critério de classificação deixa de ser o Brasileirão, passando à serem indicados os clubes eliminados na Copa do Brasil, antes do início da Sul Americana, e irão os quatro clubes, que tiveram melhor desempenho no Campeonato Brasileiro do ano anterior.

2 comentários:

  1. Olá grande Bruno!

    Sinceramente eu não concordo m hipótese alguma com uma Copa do Nordeste sem Maranhão e Piauí. Eles ainda fazem parte da Região Nordeste, pelo que sei, caso esteja errado deixarei de fazer Geografia aqui em Alagoas, porque estou aprendendo coisas erradas. Fala sério.

    Na minha opinião isso é um complô para acabar de forma definitiva com essas federações e consequentemente com o futebol nestes Estados e quem sofre com isso é sempre ele, o torcedor.

    Os times maranhenses e piauienses teriam uma renda que ajudaria a dar uma melhorada financeira nas equipes, além do retorno em maior número do público nos estádios.

    Mais uma decisão lamentável da CBF.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. O Maranhão e o Piauí tambem fazem parte da região Nordeste. Pelo menos foi assim que aprendi na escola! Aqui tambem existem times profissionais..e essa competição seria uma ajuda promocional e financeira para os clubes.. Pena que a CBF só pensa em se beneficiar! Lamentável essa EXCLUSÃO!

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição