sábado, 14 de janeiro de 2012

Novo estatuto da FMF foi aprovado na marra; e os candidatos à presidência da entidade

A intervenção de Antônio Américo na FMF soma mais um ponto negativo para sua nota. Até aqui uma gestão tranqüila, mas ao que tudo indica nesta nova Federação o Sampaio passa a ter mais poder do que qualquer outro clube. Mais até do que o Moto.

Compreendo quem vai defender que o Sampaio é atualmente o clube mais forte do futebol maranhense, mas isso é atualmente. Há cinco anos atrás o cenário era totalmente diferente, prova disso é o fato do Moto ter sido o maior campeão da primeira década de 2000, com quatro títulos.

A diferença é mínima, mas entre 2002 e 2007, após a conquista do Campeonato Maranhense de 2003, o Sampaio não conquistou mais nada e só voltaria a ser campeão estadual em 2010. Enquanto isso, o Moto garantiu três títulos e Maranhão, Imperatriz e JV Lideral, garantiram uma taça cada.

Enfim, a questão do peso de voto deve ser pela tradição e torcida, nesse caso, Sampaio e Moto estão iguais, não há cabimento um ter mais poder que o outro. Outra crítica foi o tempo para análise do novo estatuto.

Técnicos, dirigentes e até a imprensa esportiva deveriam ter tido acesso ao novo estatuto, com um período decente antes da sua aprovação. Creio que muitos aprovaram o estatuto, mas sem ter lido todo ele.

As críticas são feitas com base nas declarações do técnico Sandow Feques, que alertou justamente para o peso de voto diferente entre Moto e Sampaio e a falta de tempo para análise do novo estatuto. No mais, esperamos, que apesar das falhas, o novo estatuto traga uma evolução para o futebol maranhense.

E sobre os possíveis candidatos à presidência da FMF, muitos falam que Antônio Américo pode se candidatar, mas o próprio ainda não confirma. Especularam Eurico Pacífio (haja criatividade), mas um nome que vem mostrando trabalho, e é provável, é o de Walter Lira.

Basta juntar as peças do quebra cabeça para aceitar essa situação. Walter Lira deixou a presidência do JV Lideral, até por isso o clube pode não disputar a Segundinha Maranhense, é um dos vices de Antônio Américo, era um dos grandes críticos da gestão Alberto Ferreira e possui o perfil dos novos dirigentes. É uma aposta, nada confirmado. Vamos aguardar as eleições, que deverão ocorrer, no máximo, em fevereiro.

3 comentários:

  1. O Sampaio não é o clube mais forte...o Sampaio é o time mais forte, o único clube que AINDA existe é o Maranhão Atlético Clube. Essa administração do Sampaio não terá solução de continuada, quando o atual mandatário alcançar seus objetivos, um clube não pode depender de um "Messias" para sobreviver, ele tem que ter continuidade a exemplo dos grandes clubes do futebol brasileiro. Sai Presidente entra Presidente o Clube continua. Alguns setores da imprensa esportiva amestrada, sempre tomou abença para os dirigentes endinheirados de plantaão, inclusive para o ex-Presidente da FMF Alberto Ferreira, e como ratos foram os primeiros a abandonar o barco que afundou.
    Deixem o atual mandatário, que é bom lembrar, levou o Sampaio para a Série D abandonar o barco, ai vocês vão ver a correria que vai ser...tipo o que está acontecendo com o Moto Clube.

    ResponderExcluir
  2. antonio americo sergio frota e toda aquela mesa são nada mais nada mens que uma quadrilha...

    ResponderExcluir
  3. Cara vamos da mais ccredibilidade pra Nova direção da Federação Maranhense ..tudo tem que mudar um dia...Vamos ver se as promessas vão ser cumpridas dai teremos o direito de criticar ...Negocio de peso de voto ..meus irmãos isso e preocupação ? Quero ver dentro de campo , onde tudo se resolve ..Quero ver dinheiro entrar nos cofres da Federação ...Porque hoje nossos clubes só jogam...levando ferro..e quando é campeão , mal tem a Taça...Sou torcedor do Imperatriz ..e nossos clubes do Interior são falidos ...se os clubes do interior se fortalecerem..Fazem com que os de vcs da Capital tambem se refossem de verdade..Pra competirem de igual com outras equipes ..do Norte-Nordeste ..Então larguem essa babozeira de voto...E vamos torcer que tudo de certo...

    Valeww..essa é minha humilde opinião..

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição