terça-feira, 17 de abril de 2012

Será possível o fim da Série D?

Volta e meia, um dos assuntos vem a tona: o fim da Série D ou a criação da Série E. A bola da vez voltou a ser a extinção da Série D, dessa vez engrossando o coro o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelleto.

O pedido de Novelleto acontece há exatos um ano, um mês e oito dias após o pedido do presidente da Federação Baiana, Ednaldo Rodrigues, que também pediu a extinção da, atualmente, última divisão nacional. Os motivos para isso são simples: a competição não compensa financeiramente para os clubes, que arcam com todos os custos.

Além disso, há os clubes que ficarão eternamente na última divisão do futebol brasileiro, o que é uma triste realidade. Mas o interesse da vez é a cota de TV para a Série C, já que a competição será televisionada a partir deste ano.

Entretanto, o fim da Série D é algo meio absurdo e por dois motivos dificilmente deverá acontecer. O primeiro é justamente a questão das cotas da TV e o segundo é que para isso a CBF teria que infringir o Estatuto do Torcedor (não que eu duvide disso).

Vale lembrar que a Série C foi reformulada com dois grandes grupos, cada um de 20 times, disputando em sistema de pontos corridos. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final e os semifinalistas conquistam o acesso. Os dois últimos, de cada grupo, serão rebaixados.

As mudanças foram aprovadas para a competição deste ano e devem moldar o certamente, no mínimo, até 2014. E aí vem a curiosidade, com o pedido de extinção da Série D, a competição deixaria de acontecer somente em 2013, mas voltaria no ano seguinte. Ou seja, seria apenas uma pausa e 40 clubes de todo o Brasil ficariam sem calendário para a temporada, já que vários Estados sequer possuem representantes na Série C.

Em suma, o fim da Série D parece ser tão balela quanto a criação da Série E. Mas é bom que a CBF passe a olhar com mais atenção para a última divisão e a torne rentável como é a Série C, onde os clubes terão todas as despesas de viagens, hospedagem e alimentação custeadas pela Confederação, o que poderia ocorrer na Série D.

Só para lembrar em alguns países existem ínfimas divisões. Na Inglaterra, apesar de toda a badalação da Premier League, existem várias divisões no futebol, que são expostas, principalmente, na FA Cup, quando grandes clubes, como Manchester United, enfrentam equipes, quase que desconhecidas.

***Rapidinhas***

Um mês para a Série D
A Série D de 2012 começará no dia 17 de maio e faltando exatos 30 dias 24 equipes já estão garantidas na competição. As demais 16 vagas devem ser ocupadas nas próximas semanas, com o fim dos estaduais.

Fim do tabu
Desde 2007 o Sampaio não vencia o Imperatriz no Frei Epifânio. Mas na última segunda-feira, o Tricolor pôs um ponto final à sina, venceu por 2 a 1 e recuperou a liderança do returno.

Empate entre os lanternas
No jogo entre os lanternas do segundo turno, Bacabal e Sabiá empataram em 1 a 1. Curiosamente as duas equipes promoveram as estreias dos seus treinadores, Paulo Moroni no Leão e Chicão Jaguar no Pássaro dos Cocais.

Leo Rocha dispensado no CSA
O meia Leo Rocha, aquele mesmo que tentou a cavadinha contra o Botafogo e depois foi dispensado pelo Treze, foi dispensado do CSA, após quatro jogos acompanhando o time. Segundo a nota oficial do clube alagoano o meia foi liberado após um pedido junto à diretoria.

Um comentário:

  1. Deviam de expandir o numero de clubes nacionais, expandir as atuais A,B e C para 30 Clubes, e expandir o Ascenso/Descenso para 5 clubes. Criação também da Série E, que seria disputado regionalmente, o campeão de cada região subiria da E para a D.

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição