terça-feira, 19 de junho de 2012

Por que não investir na base?

Quem acompanha o Campeonato Maranhense Sub-18 já constatou que o Sampaio não participa da competição. Ou seja, não tem uma categoria de base ativa disputando torneios e, logo, torna praticamente inviável a revelação de jogadores.

Enquanto isso, equipes como Maranhão, Moto, Americano, JV Lideral, Marília e Cefama seguem fortes na competição. Até mesmo o São Luís, pouco falado, é um dos potenciais times de base do Estado. Destes, apenas Maranhão e Moto disputam o Campeonato Maranhense, JV Lideral e Americano devem jogar a Segundinha de 2012, Marília, ao que tudo indica, já abdicou dos profissionais par investir apenas na base, mas o Sampaio faz o caminho inverso.

Maranhão já revelou jogadores como Márcio Araújo e Diones, hoje, respectivamente, no Palmeiras e Bahia. O Moto teve como uma das gratas revelações Misael, o Americano mostrou Bruno Chocolate, que começou bem, mas acabou sendo um “foguete molhado”. O JV Lideral, constantemente envia jogadores para testes em clubes como Figueirense e Fluminense, na maioria das vezes, os garotos são aprovados.

O Cefama já deu início à carreira de Bruno Tiago, que nunca passou pelo futebol maranhense e já foi elogiado no Botafogo, apesar de estar no Joinvile atualmente. Se formos relacionar os jovens talentos, que estão na Série A e B, nascidos no Maranhão, mas sem sequer passar pela base no Estado, não teremos espaço.

Uma dessas boas promessas é o jovem Lucca, de 22 anos, no Criciúma, com contrato renovado até 2015. É maranhense, mas começou a carreira no futebol tocantinense, por onde se destacou na Copa São Paulo de 2008 e em seguida foi para o time catarinense.

Enfim, são provas de que investir na base não é dinheiro jogado fora, mas para o Sampaio, ao que tudo indica de nada valem estas informações. Apesar de não disputar as competições de base, o Tricolor tem em seu próprio time provas de que investir na base é o caminho, casos do lateral Arlindo Maracanã, o volante Luís Maranhão, o meia Eloir, além dos zagueiros Mimica e Robinho.

Isso para não falar de jogadores revelados em outros clubes, como o caso do lateral-direito Roniery (ex-JV Lideral), o meia Cleitinho (ex-Cefama) e o atacante Edgar (ex-Maranhão). Motivos não faltam para investir na base, agora falta vontade.

Um comentário:

  1. Caro Bruno,
    Você esqueceu do Time que vem mais crescendo no Futebol Maranhese e crescerá ainda mais quando o seu estádio estive em funcionamento.
    Trata-se do São José que também está disputado o Maranhense SUB-18, e que deste time já tem 04 atletas que treinaram e vão fazer parte do Profissional para a disputa da Copa União.
    Jean Karlo.

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição