quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Série D mais difícil

A partir de 2013 a Série D será disputada por 32 clubes, divididos em quatro grupos, cada um com oito. Destas chaves, quatro avançarão para a segunda fase, após 16 jogos (ida e volta), o que aumenta a necessidade de planejamento e preparo das equipes para a competição que garantirá quatro vagas na Série C de 2014.

O aumento no número de jogos para conquistar o acesso, também justifica essa necessidade para melhorar o planejamento. Se antes, com 12 jogos as equipes já chegavam ao acesso, agora para ascender de divisão será necessário disputar 18 jogos. Para ser campeão o número de jogos aumenta de 16 para 22.

Além da melhoria no planejamento, a nova Série D fará com que as equipes de elenco e boa preparação conquistem o acesso. Talvez esta medida evite que futuros campeões sejam rebaixados, como ocorreu com São Raimundo-PA, Guarany de Sobral e Tupi-MG, que conquistaram o título da competição, respectivamente, em 2009, 2010 e 2011.

Com uma fórmula mais próxima da Série C, a Série D deve chegar à fase final junto com as demais divisões do Campeonato Brasileiro. Criada em 2009, nos primeiros quatro anos, 40 equipes disputavam a competição, número que foi reduzido após a conquista do Sampaio, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição