quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mendigar ou planejar?

IMPORTANTE: Antes de começar a escrever vou deixar claro que não estou falando que o Viva Nota é esmola aos clubes

Planejamento. Pergunte aos dirigentes dos clubes maranhenses se algum deles sabe o que é isso. Projetos. Pergunte e, provavelmente, terá a mesma resposta. Mas pergunte quem quer dinheiro, todos, absolutamente todos querem dinheiro, até a imprensa (ops...)

Sem o Viva Nota agora todos reclamam que não tem como bancar os seus times, que os empresários não acreditam e blá, blá, blá. Mas o Viva Nota voltou somente em 2010, antes os clubes ficaram parados? Não. Vão parar agora porque não perderam a verba por burrice? Pode anotar, vão ameaçar e não vão parar.

Outro ponto importante é dizer que o futebol e o clube não devem ser bancados por Estado/Prefeitura ou qualquer tipo de político. Um clube de futebol não é uma entidade do governo para receber sempre repasse. Uma ajuda é boa, mas o problema é que aqui uma ajuda vira a fonte de renda, quando não era para ser assim.

Ainda lembro da culpa da FMF, que quis ficar com o repasse do Viva Nota, que seria encaminhado para a AMA Clubes e acabou esculhambando tudo de vez. Enfim, agora todos choram que vão ficar sem a ajuda, opa sem a renda do ano (porque é assim que os clubes pensam). Até o Viana, que parou no segundo semestre quer o dinheiro agora.

Ainda sobre a FMF, gostaria de entender como há recursos para bancar uma pré-temporada do Vasco em São Luís e não há dinheiro da própria federação para ajudar os clubes. Pois é, mudaram as pessoas, mas as práticas são as mesmas.

Só para exemplificar, em Pernambuco existe o programa Todos com a Nota, semelhante ao Viva Nota. Os clubes são ajudados pelo Governo e veem a ajuda simplesmente como ajuda. Não é uma renda fixa, como acontece com os clubes maranhenses, onde todos entendem que o Governo/Prefeitura tem que bancar tudo.

Enfim, o futebol maranhense ainda precisa de muito profissionalismo nessa área. Aliás, precisa parar de mendigar e planejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição