terça-feira, 6 de novembro de 2012

Novo ranking da CBF: Sampaio melhor do MA, Moto é o terceiro

A CBF anunciou novos critérios para a construção do Ranking Nacional de Clubes a partir de 2013. Uma das principais mudanças é que o ranking será mais atual, considerando apenas as competições dos últimos cinco anos, com peso maior para as competições mais recentes. Apesar das mudanças anunciadas, o ranking atualizado deverá ser divulgado apenas no dia 3 ou de dezembro, após o fim do Brasileirão.

Segundo o comunicado, a mudança na elaboração do ranking tem como objetivo privilegiar os resultados mais recentes obtidos pelos clubes. Outra mudança está na diferença de pontos atribuídos a campeão, vice, e assim sucessivamente. No formato antigo, o primeiro colocado ganhava 60 pontos, só um a mais que o vice. Segundo o novo critério, o campeão brasileiro recebe 800 pontos, contra 640 do vice e 600 do terceiro colocado. Foram atribuídos ainda pesos diferentes, de acordo com os anos da conquista. Um título conquistado no ano da elaboração do ranking tem seus pontos multiplicados por 5. Os que vêm na sequência vão diminuindo o peso para 4, 3, 2 e 1.

São atribuídas pontuações a todos os participantes das Séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. O último colocado de uma divisão sempre pontua mais que o campeão da série inferior. O novo formato visa ainda preservar os times que disputam a Libertadores e, por conta disso, ficam fora da Copa do Brasil. A eles, são atribuídos mais 400 pontos de bônus (o mesmo de quem chega às quartas de final da competição).


Com as mudanças, o RNC sofrerá mudanças consideráveis e aqui trazemos a provável pontuação dos clubes maranhenses, considerando os novos critérios da CBF. Neste período oito times maranhenses participaram de competições nacionais e com isso a pontuação dos clubes (considerando os pesos para cada temporada) ficaria da seguinte forma.


Com isso, o Sampaio assume a liderança entre os maranhenses, enquanto que o Moto, que era o melhor no ranking anterior, cai para a terceira posição, sendo ultrapassado pelo JV Lideral, que disputou a Série D e a Copa do Brasil em 2010. A queda do rubro-negro ainda é explicada pelo fato da equipe ter em 2009 suas últimas participações nacionais e desde então não conseguiu voltar a disputas deste nível.

Assim como o Moto, os times do Maranhão e Imperatriz caem no RNC por terem disputado a Copa do Brasil pela última vez em 2008, somando apenas 25 pontos. O Bacabal ainda disputou a Série C em 2008, mas terminou em 38ª lugar, fora da zona de pontuação para o RNC.

Confira abaixo como foi a pontuação dos maranhenses para o novo RNC, considerando apenas os últimos cinco anos e os pesos de cada temporada.

2012
Copa do Brasil – Sampaio e Santa Quitéria (1ª fase) – 125
Série D – Sampaio (campeão) – 500

2011
Copa do Brasil – Sampaio (2ª fase)  200 Iape (1ª fase) – 100
Série D – Sampaio (15º) – 236

2010
Copa do Brasil – Sampaio (2ª fase) – 150; JV Lideral (1ª fase) – 75
Série D – Sampaio (9º) – 195; JV Lideral (23º) – 153

2009
Copa do Brasil – Moto e Sampaio (1ª fase) – 50
Série C – Sampaio (17º) – 228
Série D – Moto (22º) – 104

2008
Copa do Brasil – Maranhão e Imperatriz (1ª fase) – 25
Série C – Sampaio (17º) – 114; Bacabal (35º) – não pontuou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição