quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O que esperar de 2014 para o Sampaio?

Em 2014 o Sampaio passa a adotar o calendário dos grandes clubes brasileiros. Com o acesso garantido para a Sèrie B, o time terá pelo menos 38 jogos, de abril à novembro, fora os jogos do Campeonato Maranhense, que podem somar mais 21 partidas. Além destes, pelo menos 59 jogos, o Tricolor maranhense ainda poderá ter alguns jogos pela Copa do Brasil, caso conquiste a classificação para o torneio na Copa Cidade.

Com o calendário garantido de janeiro à novembro de 2014, a pergunta que fica no ar é: pelo que o Sampaio brigará na Série B? Constatação simples, para se manter na Segundona. Não é menosprezar o time maranhense, mas reconhecer o patamar do time. Desde 2010, em algumas conversas com jogadores do Sampaio, um ponto comum era que o Sampaio podia disputar e tinha time para chegar na Série B. Tanto era verdade que o time conseguiu isso, surpreendendo e superando tropeços na Série C que ligaram o sinal de alerta em algum momento.

Mas além do nivel técnico superior, a Série B tem uma outra exigência: preparo físico. São 38 jogos, em algumas rodadas terça e sexta/sábado. Na Série C, em que, com exceção da rodada em que jogou contra o Rio Branco-AC, todos os jogos eram somente nos fins de semana, o Sampaio já enfrentou problemas de preparo físico no elenco. Prova disso foi a queda de rendimento do time no segundo turno, quando passou cinco jogos sem vencer, chegou à última rodada fora do G4 e garantiu a classificação somente aos 48 minutos diante do Fortaleza no Castelão.

Outro ponto que leva a esta afirmação é a composição da Série B de 2014, que tem tudo para ser a melhor desde que os pontos corridos foi adotado no torneio. Restando duas vagas, que devem ser preenchidas por Vasco e Fluminense ou Coritiba, a competição, teoricamente conta com duas vagas a menos na briga pelo acesso, já que o esperado é que as três equipes citadas tenham potencial de conquistar o retorno para a Série A sem sustos.

Falando das equipes já garantidas na Série B, vale destacar a Ponte Preta, sempre experiente no torneio e, dependendo de um possível título da Sul Americana, pode montar uma equipe fortíssima para o torneio. O Náutico, apesar do incrível rebaixamente, com a pior campanha dos pontos corridos, é um time que deve ser visto com respeito na Série B, apesar de momento considerar uma icógnita para a temporada de 2014.

Sobre as equipes que permaneceram na Série B há o grupo de times que sempre chegam brigando pelo acesso: Ceará, Paraná, América-MG, Joinvile e Avaí, o grupo intermediário com Boa, Bragantino e Atlético-GO, além do pessoal que ainda não se sabe em qual patamar estará em 2014, como Icasa, apesar da excelente campanha em 2013, América-RN e ABC, que sempre oscilam na competição, e Oeste.

Obviamente os 17 time citados acima, além de Sampaio, Santa Cruz, Luverdense e Vila Nova, que conquistaram o acesso nesta temporada, passarão por algumas mudanças em seus elencos, mas não devemos esperar um novo Chapecoense ou Icasa nesta temporada. Apesar de saber destas limitações, vale destacar o acerto do Sampaio para a próxima temporada, acertando, antes da final da Série C, a renovação do técnico Flávio Araújo, que comandará a pré-temporada da equipe a partir do dia 2 de janeiro.

Ainda vale destacar quem em 2013, o Sampaio tem garantido R$ 3 milhões do PPV, além da possibilidade de ganhos com patrocínios. Se souber investir este dinheiro em reforços de qualidade, podemos até esperar uma surpresa, mas até lá, o ideal é manter os pés no chão e ter consciência: a meta será permanecer na Série B. O que vier além disso, é lucro.

Um comentário:

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição