quarta-feira, 19 de maio de 2010

O fim das paradinhas

Na última terça-feira, 18, a Internacional Board, órgão que dita as regras do futebol, proibiu a paradinha de vez. A decisão veio para salvar todos os goleiros, que já não sabiam como deter os espertinho que utilizavam do recurso para enganá-los no momento da cobrança.

A nova regra será válida a partir do dia 1º de junho e proibi a finta no momento da batida na bola, mas a finta durante a corrida será válida. Ou seja se o jogador correr pausadamente, como fazia o grande Romário, a paradinha é válida, mas se o atleta fizer a pausa no momento da batida, como fazem Neymar, Fred e até o goleiro Rogério Ceni, a cobrança terá de ser repetida, se houver gol anulado e o batedor punido com cartão amarelo.

Ao meu ver todos ganham com a decisão da Internacional Board. Primeiramente os goleiros serão “beneficiados”. O uso das aspas se justifica a partir do momento em que em uma cobrança de pênalti o batedor é aquele que tem maior chances de marcar o gol do que o goleiro defender.

Com a paradinha os goleiros eram praticamente impossibilitados de defender qualquer cobrança. Alguns caiam para o lado, enquanto que a bola continuava na marca da penalidade e o cobrador só tinha o trabalho de dá um toque sutil para o fundo do gol.

Em seguida vem o futebol. Por mais que seja difícil defender um pênalti muitos goleiros vem se especializando na área como é o caso do goleiro Bruno do Flamengo. No Brasileirão de 2009 o arqueiro rubro negro defendeu em uma mesma partida duas penalidades do santista PH Ganso, além de já ter garantido títulos cariocas ao Fla após ser herói nos pênaltis, que o diga o Botafogo.

Ou seja o pênalti volta a ter aquela velha e boa dose de emoção. O batedor tem a grande vantagem, mas dependendo do goleiro com certeza será um grande duelo.

Por fim os cameramans. Quantas vezes esse profissional que registra as emoções dos jogos não foi traído por estes “espertinhos” da bola. Alguns chegam a ficar perdidos depois dessas paradinhas e perdem até o gol. Mas agora para alívio da classe a paradinha está definitivamente proibida.

Em linhas gerais, já estava mais do que na hora da paradinha ser proibida. Uma grande decisão que a Internacional Board tomou. Como a medida entra em vigor logo no dia 1º de junho na Copa do Mundo teremos filmagens perfeitas das cobranças de penalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição