sábado, 21 de maio de 2011

Desistência do Iape pode alterar classificação do Campeonato Maranhense

A saída do Iape do Campeonato Maranhense pode gerar uma nova novela na competição. Santa Quitéria, Mac e Bacabal, que empataram com o Canário, e o Sampaio, único time a superar o seu adversário, podem perder os pontos conquistados nesta ocasião.

Isso pode ocorrer, pois de acordo com Artigo 68 do Regulamento Geral de Competições da CBF, o que pode ser aplicado a todos os certames disputados no país, no caso da desistência de um time, todos os jogos por ele disputado devem ser anulados, incluindo a pontuação. Como Sampaio, Mac, Santa Quitéria e Bacabal foram as únicas equipes a pontuarem diante do Iape, estes pontos podem ser anulados.

Caso isso ocorra, o Sampaio perderá três pontos, enquanto que Mac e Bacabal terão somente um ponto deduzido. Desta forma, o Tricolor fica somente com 18 pontos, mas segue na liderança, o Mac e Santa Quitéria se mantêm com 14 pontos. Já o Bacabal segue na oitava posição, mas agora com sete pontos.

Além disso, os demais times, que perderam para o Iape, poderão ser beneficiados na questão do saldo de gols. Isso porque, se todos os jogos são anulados, os gols marcados contra e a favor do Canário também não terão mais efeitos.

Com estas mudanças o principal beneficiado é o Imperatriz, que mantém os 14 pontos, mas com uma vitória a mais assume a terceira posição, antes ocupada pelo Santa Quitéria. Vale destacar que esta seria a única alteração na classificação.

Veja o que diz o Artigo 68 do Regulamento Geral de Competições da CBF

Art. 68 – Para o clube que for punido pela Justiça Desportiva por abandono de campeonato, no caso de campeonato de pontos corridos, serão considerados sem efeito todos os resultados até então conquistados pelo clube.

§ 1º - Se o abandono ocorrer apenas nas três últimas rodadas, as partidas correspondentes serão consideradas perdidas, à semelhança dos casos de não comparecimento do clube à campo, prevalecendo os demais resultados.

§ 2º - Se o abandono ocorrer em competição de caráter eliminatório, o clube será desclassificado da competição e, assim, substituído pelo clube por ele eliminado.

§ 3º - Para o caso de competições com fases de pontos corridos e fases eliminatórias, prevalecerá a situação aplicável à fase em que o abandono ocorrer.

Veja como ficará a classificação no caso de anulação dos jogos do Iape



Siga o Blog no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição