quarta-feira, 11 de maio de 2011

O “inchaço” desnecessário do Campeonato Maranhense

Está na hora dos dirigentes e cartolas da FMF abrirem o olho para a realidade e verem que o Campeonato Maranhense está extremamente defasado. Além da crise do nosso futebol, o “monstruoso” número de 10 equipes na Divisão Principal do Estadual.

Este excesso de equipes na competição aumenta ainda mais o desinteresse da população pela competição. Vale destacar equipes como Nacional e Bacabal que não tinham a mínima condição de encarar os demais times, com a salva, de que o BEC se reforçou e teve uma melhora significante na competição.

Entretanto o Nacional acabou eliminado pelo TJD por “inadimplência” e o certame seguiu com nove equipes. Ainda era muita gente e eis que o Iape, um dos melhores do campeonato, “pediu para sair”. Pronto ficaram oito times, serão sete rodadas no returno, logicamente agora sem o rebaixamento.

Mas vale destacar o fato de terem permanecido oito equipes, Ao meu ver, o número ideal para a realização do Campeonato Maranhense. Diminuir o número de participantes da competição, pode até significar uma competição melhor, já que dificilmente teremos um “novo Nacional”, que só serve para cumprir tabela.

É fato comprovado que os Estaduais, quaisquer que sejam eles, não atraem mais torcedores. Para não pregar o fim do Campeonato Maranhense, vou sugerir uma reformulação. Apenas oito times, disputando o certame no sistema de pontos corridos.

É mais vantajoso para o torcedor e para os clubes. Para o torcedor porque ele não irá mais ao estádio ver certas “bombas” e para os clubes, partindo do pressuposto que os gastos com viagens serão reduzidos, e economia é uma palavra de ordem no atual estágio do futebol maranhense.

Siga o Blog no Twitter

2 comentários:

  1. Eu, não sei, se é salutar a disputa de pontos corridos, em campeonatos Estaduais. Principalmente, aonde não tem-se essa cultura. Que o Campeonato Maranhense de Futebol, é um fardo para os Clubes isso é verdadeiro. Só não o é, para o Alberto Ferreira. Acredito que, uma saída, fosse reogarnizar o Calendário do Campeonato. Que os jogos, fossem realizados apenas aos domingos. Para que jogar à noite, apenas para gastar luz ? Também concordo que mais de 8 clubes, é um exagero. Essas equipes emergentes, não podem fazer parte da festa, é uma aberração. Mas, sabemos que por outro lado existem a disfaçatez, de misturar-se futebol e politica, e por isso acontecem essas aberrações.
    Não sou especilista em futebol, e nem pretendo, é apenas a opinião de um leitor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. eu nao sei más acredito q se tivessimos um melhor calendario ou seja más organizado com inicio e fin da tabela desde o incio da competicoes e nao um time na quinta rodada jogar 2 jogos e outro 5 jogos meu deus o q isso so no maranhao mesmo....bem voltando ao caso se a diretoria da fmf tivesse respeito ja teriamos patrocinadores para as competicoes más nao sei por q os clubes nao se reunem e fazem uma competiçao a parte da fmf criam uma nova liga ou pelo menos por um ano ...somos um estado com quase 6 milhoes de habitantes e ter um campeonato com 8 clubes sendo 4 da capital e 4 do interior quando q torcedor maranhense vai aprender o q é clubes do maranhao esta é minha opnoiao. e este alberto ferreira é um cancer no futebol maranhence ... abraço e valei bruno gossto muito de seu blog

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição