sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Para ter início em janeiro, Campeonato Maranhense de 2012 será definido em novembro

Para tentar adequar o futebol maranhense, aos moldes do futebol no restante do país, onde os Estaduais duram no máximo quatro meses, o Campeonato Maranhense de 2012 começará a ser discutido a partir de novembro. O diretor técnico da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Evandro Marques, revelou que pretende realizar uma Câmara Técnica, para ouvir propostas para a competição e a partir de então elaborar a tabela.

A intenção de Evandro Marques é que o Campeonato Maranhense comece em janeiro, conforme o calendário da CBF, que deverá ser divulgado nesta sexta-feira (7), marcando o início dos estaduais para o dia 21 de janeiro. Como há a necessidade da divulgação da tabela com 60 dias de antecedência, devido à exigência do Estatuto do Torcedor, Evandro Marques espera que isso ocorra também em novembro.

“Não vamos mais na contramão do futebol brasileiro. Em novembro deveremos realizar a Câmara Técnica, para definir o esqueleto do Estadual e a partir daí ir para a Federação e definir com os clubes o campeonato de 2012. A minha intenção é começar o Campeonato Maranhense em janeiro”, disse Evandro Marques.

A Câmara Técnica será realizada em um hotel, ainda a ser escolhido pela federação e contará com a presença de treinadores, árbitros, dirigentes e membros da imprensa. Evandro Marques quer utilizar as idéias desta reunião, para assim definir a tabela e os moldes do Campeonato Maranhense de 2012.

Para o próximo ano é esperado que a competição não seja mais disputada somente no sistema de pontos corridos, como foi nas últimas duas temporadas, onde o Sampaio foi bicampeão maranhense. A expectativa fica por conta da volta dos confrontos de semifinal e mata-mata, com uma fase classificatória, que pode ser disputada em grupos ou grupo único.

Outro ponto a se destacar sobre o Estadual de 2012 é que a competição, contará novamente com 10 equipes. O Viana estará de volta à divisão principal e a 10ª vaga será ocupada por Timon ou Sabiá, que disputam o acesso no returno da Segundinha Maranhense deste ano.

Vale lembrar que nesse ano, o Campeonato Maranhense começou somente no final de fevereiro, quando a maioria dos estaduais no país já estavam no segundo turno. O campeonato terminou somente em junho, sendo um dos últimos do país. Em 2010, o Campeonato Maranhense foi disputado apenas no segundo semestre, por causa do escândalo da Segundinha de 2009, quando o Moto disputou o acesso no mesmo ano em que foi rebaixado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição