sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Copa do Brasil de 2012 deverá começar no dia 7 de março e Estaduais em janeiro

Nesta sexta-feira (7), a CBF deverá anunciar o calendário de competições para 2012. O calendário envolve os Estaduais, a Copa do Brasil e as quatro divisões do futebol brasileiro.

Os estaduais, como de praxe, abrem as competições no país e devem começar no dia 14 ou 21 de janeiro. O mais provável é que seja no dia 21, e as férias dos jogadores deverão terminar no dia 4. A intenção da CBF é que os estaduais terminem até o dia 13 de maio.

Quanto à Copa do Brasil, a primeira competição do ano que envolve equipes de todas as regiões e vale uma vaga na Libertadores, esta deverá ser realizada entre os dias 7 de março e 25 de julho. A competição envolve 64 equipes, contando com todos os campeões estaduais e mais os clubes classificados, conforme a distribuição das vagas por federações e pelo Ranking Nacional de Clubes.

As Séries A e B do Campeonato Brasileirão deverão começar a partir da segunda quinzena de maio, com Série A tendo previsão de início para o dia 19 de maio e término no dia 2 de dezembro. As Séries C e D deverão começar somente na segunda quinzena de julho, tal como foi nesta temporada.

Alguns pontos importantes a serem destacados é a desmistificação do boato sobre a criação da Série E ou que a Série D passaria a contar com 64 clubes. A Série D deverá ter o formato atual mantido, onde os 40 clubes são divididos em oito grupos, com os dois melhores avançando para as oitavas de final e os quatro semifinalistas conquistando o acesso para a Série C.

Entre os times maranhenses, apenas o Sampaio já garantiu vaga na Copa do Brasil de 2012, por ser campeão maranhense, e com isso também assegurou a única vaga do Estado na Série D do próximo ano. A segunda vaga do Estado na Copa do Brasil, ainda está em aberto e está em disputa na Copa União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição