quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Campeões da Série D sem sorte na C

Se um dos segredos para conquistar o acesso na Série D é ter os artilheiros da competição, como já relatou o blogrbrito, os clubes ainda precisam encontrar uma fórmula para evitar o descenso na temporada seguinte. Isso porque dos 12 times que subiram da D para C, desde 2009, três já foram rebaixados e a temporada atual pode culminar com a queda de outras três equipes, que ascenderam da última divisão nacional. Ou seja, mais do que lutar pelo acesso, os clubes da Série D ainda precisam aprender o segredo para ao menos se manter na C.

Desde 2009, quando a Série D foi criada, 13 equipes conquistaram o acesso, em três edições. Destas, três foram rebaixadas na temporada seguinte e somente um time conseguiu subir consecutivamente da D para C e posteriormente para a B.

O primeiro campeão da Série D, em 2009, o São Raimundo-PA é uma das provas de que é necessário planejamento para evitar o efeito ping-pong, que neste caso, quando volta para a Série D, não consegue reconquistar o acesso.

Os paraenses foram rebaixados da Série C em 2010, sem vencer nenhum de seus jogos, somando apenas três pontos. No mesmo ano, o Alecrim, que também conquistou o acesso em 2009, foi um dos quatro rebaixados.

Logo, São Raimundo e Alecrim voltaram a disputar a Série D em 2011. Mas diferente de 2009, as equipes sequer conseguiram a classificação na fase de grupos e logo foram eliminadas.

A história se repetiu em 2011. O Guarany-CE, campeão da Série D de 2010, por pouco não foi rebaixado, se livrando do rebaixamento na última rodada, mas o Araguaína, que subiu junto com o Cacique do Vale, não teve a mesma sorte. Para completar, em 2012, os tocantinenses sequer passaram da primeira fase da Série D.

Entretanto, o ano de 2011, reservou o primeiro acesso consecutivo para um time que começou na Série D. O Joinvile subiu em 2010 e no ano seguinte conseguiu o acesso para a Série B, onde até o momento vem mostrando estar forte na briga pelo acesso e um dos integrantes do G4, ocupando a terceira posição.

Entretanto, o ano de 2012 está sendo pior ainda para os clubes que subiram da Série D e disputa a C. No grupo A, os três times que ocupam as três últimas posição são Cuiabá e Treze, que subiram em 2011, e o Guarany-CE, como dito subiu em 2010 e brigou contra o rebaixamento depois.

No grupo B, o Tupi, último campeão da Série D, começou a reagir, mas ainda ocupa a nona posição, na zona de rebaixamento.

Entretanto, times que subiram da Série D, também brigam por vagas nas quartas de final, que definirão os quatro clubes que irão para a Série B de 2013. No grupo A, apenas o Santa Cruz aparece como representante na briga pelo acesso, mas no grupo B, mais equilibrado, Chapecoense e Macaé estão no G4.

Ou seja, além do planejamento necessário para conquistar o acesso para a Série C, os clubes que disputam a Série D também têm que se conscientizar, que em caso de acesso será necessário um planejamento e investimento maior para evitar um eventual retorno para a última divisão nacional.

2009
Subiram da D - São Raimundo (caiu em 2010), Chapecoense, Alecrim (caiu em 2010) e Macaé
2010
Subiram da D - Guarany-CE, Madureira, Araguaína (caiu em 2011) e Joinvile (subiu para a B em 2011)
Caíram da C - Alecrim, Juventude, Gama e São Raimundo
2011
Subiram da D - Tupi, Santa Cruz, Cuiabá, Oeste e Treze*
Caíram da C – Campinense, Marília, Brasil-RS e Araguaína

*Treze subiu por causa da exclusão do Rio Branco-AC e após uma longa batalha judicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição