terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Clubes que atuaram com jogadores irregulares no Campeonato Maranhense são denunciados ao TJD

A polêmica da primeira rodada do Campeonato Maranhense, onde três times entraram com todos os times irregulares e o Cordino relacionou dois atletas, sem condição de jogo, já foi encaminhado ao TJD. As equipes podem perder os pontos conquistados no jogo, além de outros três pontos de punição, previsto pelo artigo 214 do CBJD.

O presidente da FMF, Antônio Américo, explicou que o ocorrido não foi um fato normal, mas já anunciou que o caso já está encaminhado para o TJD. O cartola ainda esclareceu que o “incidente” pode ter ocorrido devido ao fechamento da CBF no dia 20 de janeiro, por causa do feriado de São Sebastião no Rio de Janeiro.

O mandatário do futebol maranhense destacou que a decisão final caberá ao TJD, mas pondera que algumas equipes, sequer poderiam entrar em campo se não atuassem com atletas irregulares. Américo considera que poderia haver outra solução para o caso e lamenta a irregularidade generalizada na primeira rodada.

Os clubes envolvidos no escândalo são o Moto, Sabiá e São José, que levaram a campo todo o time de forma irregular, além do Cordino, que contou com dois jogadores irregulares relacionados para o jogo. Em 2012, no novo regulamento da FMF, os clubes devem registrar os atletas no Departamento de Registros e Transferências (DRT), da federação local, e os nomes dos jogadores devem ser publicados no BID da CBF.

Segundo o artigo 214 do CBJD, a punição para os clubes quando relacionam, ou escalam atletas irregulares, é a perda de três pontos, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Ainda no parágrafo segundo do artigo, o resultado da partida é mantido, mas quaisquer benefícios, para o time que cometeu a irregularidade, são invalidados.

Ou seja, Moto e Cordino poderão perder seis pontos, sendo três pela irregularidade e os três conquistados pela vitória na primeira rodada. Quanto ao São José e Sabiá, as equipes perderão apenas três pontos, pois no jogo em que atuaram de forma irregular foram derrotados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição