segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Os números da Série D 2013

Belo conquista a D / Silas Pereira/globoesporte.com/pb
Neste domingo, o Botafogo-PB venceu o Juventude por 2 a 0, diante de 20 mil torcedores no Almeidão e garantiu o título da quinta edição da Série D. Após 190 jogos, o torneio chegou ao fim com 475 gols marcados. Foram longos cinco meses de jogos, desde que a bola rolou no dia 1º de junho.

Neste período foram registradas 109 vitórias dos mandantes, contra, apenas 35 dos visitantes. Empates, foram 46 registros, com 18 jogos sem a bola balançar as redes.

Mas por falar em gols, com 475 gols, a média do torneio foi de 2,5 gols por jogo. Sendo 30 de pênaltis e oito gols contra. Os jogos em que as redes mais balançaram foram nos dias 1º de junho, com a vitória do Tupi por 5 a 3 diante do Aracruz, e 18 de agosto, com o empate em 4 a 4, entre Lajeadense e Metropolitano.

O posto de melhor ataque da Série D ficou com o campeão, Botafogo-PB com 28 gols marcados. A melhor defesa foi registrada por cinco equipes: Tiradentes-CE, Paragominas, Aparecidense, Vitória da Conquista e Botafogo-SP. Destas, apenas Tigre cearense conseguiu o acesso, com uma média de 0,58 gol sofridos por jogo, enquanto o Aparecidense, eliminado nas oitavas de final, teve uma média de 0,7 gol sofrido.

Entre os piores, aparece o Potiguar, com a pior campanha geral, sem nenhum vitória, dois empates e seis derrotas, com apenas três gols marcados, sendo também o pior ataque. Com 18 gols sofridos, Tupi e Gurupi possuem as piores defesas. Entretanto os mineiros tem a média de 1,28 gols sofridos por jogo, enquanto os tocantinenses tem média de 1,8 gols sofridos.
Os números também justificam o título do Botafogo-PB. O Belo teve a melhor campanha geral da Série D, com 16 jogos, 11 vitórias, dois empates e três derrotas, somando um aproveitamento de 79,5%. Com a pior campanha geral, o Potiguar, que somou apenas dois pontos, teve um aproveitamento de apenas 8,3%.

Destaques individuais
Novamente, os principais artilheiros da Série D conquistaram o acesso. Foi o caso de Ademilson, do Tupi, autor de 12 gols e artilheiro do torneio. O vice-artilheiro foi Zulu, que balançou as redes oito vezes com a camisa do Juventude, vice-campeão.


Completam a lista de artilheiros, Leonardo (Nacional), com sete gols, Aleílson (Paragominas), Bombom (Aracruz) e Lourival (Gurupi), com seis gols, além de Fabrício Ceará (Salgueiro), Lenílson (Botafogo-PB) e Geovane Maranhão (Resende), com cinco gols. Destes, apenas Fabrício Ceará, com o Carcará, e Lenílson, com o Belo, conquistaram o acesso.

As maiores goleadas
A Série D de 2013 teve algumas goleadas, mas vale destaque para as duas maiores. No dia 7 de setembro, jogando em casa, o Sergipe atropelou o Juazeirense por 6 a 1, com gols de Leandro Kível (2), Rafael (2), Fabinho Cambalhota e David, enquanto Thoni descontou para os visitantes.

Outro 6 a 1 foi registrado no dia 25 de agosto, quando o Nacional-AM não tomou conhecimento do Náutico-RR. Leandro Cearense (2), Leonardo (2), Lídio e Danilo Rios marcaram para o Naça, enquanto Branco fez o gol de honra dos roraimenses.

O jogo em que houve mais gols foi no empate em 4 a 4, entre Lajeadense e J. Malucelli no dia 1º de junho. Mineiro (2), Josimar e Jandson marcaram para o Lajeadense, enquanto Bruno Batata (2) e Dedoné (2) garantiram o empate para os visitantes.

O placar de 1 a 0 foi o mais registrado no torneio, finalizando um total de 44 jogos. Os placares que foram registrados somente uma vez, foram: Aracruz 3x5 Tupi (1/6); Gênus 3x3 Náutico-RR (4/8); Nacional-AM 5x2 Gênus (11/8) e Maranhão 5x0 Gurupi (25/8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição