segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Guia dos maranhenses na Copa São Paulo

Na próxima terça-feira, 4, vai começar a maior competição das categorias de base do Brasil, a Copa São Paulo de Juniores. Esta será a segunda edição disputada pela categoria Sub-18, já que até 2009 o certame contava com elencos Sub-20.

Neste ano a Copinha, como carinhosamente é chamada, contará com 92 clubes de todos os estados e do Distrito Federal, divididos em 23 grupos. Os campeões de cada chave e os nove melhores segundo colocados avançam para a segunda fase.

O Juventude, campeão da Copa FMF Sub-18, e o Iape, como convidado da FPF, participarão da competição representando o Maranhão. O Marília, uma das equipes com maior tradição no futebol de base no estado maranhense, também estará na Copinha. Entretanto o time defenderá as cores do Itabuna-BA, clube com o qual a equipe fechou uma parceria para a competição.

As três representações tentarão chegar tão longe, ou mais, quanto o Moto chegou em 2006. No ano citado, o rubro negro surpreendeu o país com sua campanha e com a revelação Palito, que não vingou e hoje, depois de atuar na quarta divisão paulista, jogará pelo Mirassol no campeonato paulista de 2011.

Confira abaixo um guia dos grupos dos maranhenses na Copinha

Grupo C – Barueri
Sediado em um dos centros empresariais do Brasil, o grupo C conta com o maior campeão da Copinha, o Corinthians-SP. Além da equipe alvinegra, o Barueri-SP, Cacerense-MT e o maranhense Juventude, compõem a chave.

O Corinthians-SP por ser o maior campeão da competição, com sete títulos, e sua tradição no futebol brasileiro é o franco favorito para avançar à segunda fase. A equipe da casa, o Sport Club Barueri, faz sua segunda participação na competição, sua estreia foi em 2009, quando ainda jogava como Campinas.

O Cacerense-MT chega como campeão mato-grossense Sub-18 e montou o time em parceria com o Crac-MT, para a Copinha. O maranhense da chave, o Juventude, conquistou a Copa FMF Sub-18 e sob o comando do técnico Chiquinho Sales, espera aprontar alguma surpresa em sua primeira Copa São Paulo.

Previsão para o Juventude – Antes da Copinha o time realizou seis amistosos e o pior resultado foi um empate zerado com Fluminense-PI, que também disputará a competição. Sob o comando de Chiquinho Sales e com o faro de gol do garoto Junior Luzilândia quer ser a zebra da chave. Mas terá de fazer o impossível para conseguir uma vaga na segunda fase da competição.

05/01 - 16h – Barueri-SP x Juventude
05/01 - 18h – Corinthians-SP x Cacerense-MT
08/01 - 17h – Barueri-SP x Cacerense-MT
08/01 - 19h - Juventude x Corinthians-SP
11/01 - 19h - Cacerense-MT x Juventude
11/01 - 21h – Barueri-SP x Corinthians-SP

Grupo M – Limeira
A cidade da citricultura é a sede do grupo M, que conta com a presença do atual campeão da competição, o São Paulo-SP. Além do tricolor paulista, Inter de Limeira-SP, Ji-Paraná-RO e o Itabuna-BA, com um elenco mesclado com o Marília, compõem a chave.

O tricolor paulista, que possui um excelente trabalho nas categorias de base, chega credenciado pelo título de 2010 e quer repetir o feito com a nova safra de craques. O Inter de Limeira-SP por sua vez já é time tradicional na competição e vem credenciado pelo vice campeonato paulista da segunda divisão Sub-20.

O time que deve ser o saco de pancadas do grupo é o Ji-Paraná-RO, atual campeão rondoniense Sub-18. O Galo da BR, como é conhecido, enfrentou dificuldades, e a exemplo do Juventude, quase desistiu da competição. O Itabuna-BA por sua vez chega à competição como o vice campeão baiano Sub-18. Para a disputa da Copinha a equipe fechou uma parceria com o Marília, para que possa realizar uma boa participação no certame.

Previsão para o Itabuna-BA/Marília – A equipe baiana passou por uma fase intensiva de preparação no CT do Marília, em Imperatriz. O elenco que disputará a Copinha é uma mescla da equipe maranhense e baiana. O técnico Evandro Guimarães, que comandou o Marília na Copa São Paulo de 2010, reconhece as dificuldades e sabe que para a equipe passar de fase os garotos terão de suar muito a camisa.

05/01 - 19h - Inter de Limeira-SP x Itabuna-BA/Marília
05/01 - 21h - São Paulo-SP x Ji-Paraná-RO
08/01 - 17h - Itabuna-BA/Marília x São Paulo-SP
08/01 - 19h - Inter de Limeira-SP x Ji-Paraná-RO
12/01 - 19h - Ji-Paraná-RO x Itabuna-BA/Marília
12/01 - 21h - Inter de Limeira-SP x São Paulo-SP

Grupo O – Araras
A cidade com um dos maiores índices de desenvolvimento do Brasil sediará o grupo O, que conta com uma das melhores equipes do país, o Cruzeiro-MG. Além disso, o grupo é composto por União São João-SP, União Barbarense-SP e o Iape, representante maranhense.

A molecada do Cruzeiro-MG vem empolgada após a conquista do Brasileirão Sub-20. Além disso, a base mineira é uma das melhores do país, o que indica que vão dar trabalho às demais equipes do grupo. Entre os representantes paulistas, o União São João-SP é a equipe que vem com melhor preparo para a competição e forte candidata a brigar para ser uma das melhores segundas colocadas.

No campeonato paulista Sub-17, coincidentemente, União Barbarense-SP e União São João-SP foram eliminados na terceira fase. O Iape chega após terminar no terceiro lugar da Copa FMF Sub-18 e, de acordo com as informações, vai como convidado da FPF.

Previsão para o Iape – O Canário da Ilha participou da Copa Maranhão Sub-18, como preparatório para a Copinha. Entretanto o resultado não foi o esperado e a equipe caiu na primeira fase. Antes de embarcar para São Paulo, o técnico, Cabrera, reforçou os treinamentos, e reconhece a dificuldade que o elenco, formado pela base Canrinha, do Americano e do Moto, terá para avançar de grupo.

04/01 - 14h - União São João-SP x Iape
04/01 - 16h – Cruzeiro-MG x União Barbarense-SP
07/01 - 17h - União São João-SP x União Barbarense-SP
07/01 - 19h - Iape x Cruzeiro-MG
10/01 - 17h - União Barbarense-SP x Iape
10/01 - 19h - União São João-SP x Cruzeiro-MG

Siga o Blog no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição