segunda-feira, 6 de junho de 2011

Independentemente do regulamento, campeão maranhense garante vaga na Copa do Brasil de 2012

Mesmo sem a citação no regulamento do Campeonato Maranhense, o campeão estadual garante uma vaga na Copa do Brasil de 2012. A garantia da participação está no próprio regulamento da Copa do Brasil, que prevê uma das vagas garantida ao campeão estadual.

De acordo com o artigo 3º da Copa do Brasil, todos a primeira vaga do Estado é definida pela CBF. Desta forma os clubes melhores rankeados e os campeões de cada Estado são automaticamente classificados para a competição.

No caso das demais vagas do Estado, a definição do representante fica a critério da federação local. No caso do Maranhão, o segundo representante será definido através da Copa União, que atende às exigências para definir o segundo representante maranhense na Copa do Brasil.

Confira o que diz o regulamento da Copa do Brasil

Parágrafo único - Para a identificação do grupo dos 54 clubes objeto do critério 1 deverá ser necessariamente obedecida a seguinte sequência de chamadas dos clubes:

1ª Chamada: os clubes campeões de cada campeonato estadual e o campeonato do Distrito Federal (vaga nº1);

2ª Chamada: os clubes vice-campeões de cada campeonato estadual e o campeonato do Distrito Federal, dentre os estados/DF posicionados de 1 a 22 no RNF (vaga nº2);

3ª Chamada: os clubes classificados em terceiro lugar, nos campeonatos estaduais e do campeonato do Distrito Federal, dentre os estados posicionados de 1 a 5, no RNF (vaga nº 3).

Art. 4º - Nos estados/DF que tenham direito a duas ou três vagas, a última vaga ou seja a 2ª ou 3ª vaga, poderá ser concedida a critério da federação local a clube vencedor de um torneio seletivo promovido pela federação com tal finalidade, respeitada a sequência das chamadas do Parágrafo único do Artigo 3º.

I. O torneio seletivo deverá ter a participação mínima de quatro clubes da primeira divisão de profissionais ou equivalente; II. O torneio seletivo deverá ser aprovado pela federação local antes do início do seu campeonato estadual


Siga o Blog no Twitter

Um comentário:

  1. Bruno, mostra isso aí pra certas pessoas que acham que sabem tudo.

    Colocou o dedo na ferida. É isso aí mesmo. Até porque, a CBF está acima das Federações.

    Abraço!

    Carloto Júnior.

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição