quinta-feira, 14 de julho de 2011

Balanço da primeira fase da Copa América

Após 18 jogos e 13 dias de competição, a primeira fase da Copa América chegou ao seu fim. Apesar dos sustos, Argentina, Brasil e Uruguai avançaram para as quartas de final e agora todos adotam o discurso de que teremos uma “nova Copa América”.

Grupo A – Classificados: Colômbia e Argentina

Ninguém poderia esperar o desfecho dramático deste grupo. Jogando em casa, a Argentina tinha tudo para começar a Copa América com o pé direito e encerrar a primeira fase como primeiro do grupo. Mas não foi isso que ocorreu.

Um empate na estreia contra a Bolívia e quase uma derrota diante da Colômbia, forçaram os hermanos à decidirem a vida contra a Costa Rica na última rodada. Enfim, no último jogo, Messi desencantou e armou o jogo para os albicelestes e os donos da casa tinham sua melhor exibição até aqui na Copa América.

A Colômbia, que não tinha nada a ver com a história, fez seu dever de casa vencendo Bolívia e Costa Rica e conseguindo o empate com a Argentina. Resultados que renderam aos cafeteiros o primeiro lugar do grupo.

Bolívia e Costa Rica até apresentaram algum futebol, mas insuficiente para avançarem de fase. Neste caso vale lembrar que os costarriquenhos quase conseguiram a classificação, como um dos melhores terceiros, mesmo tendo atuado com o time “sub-22”.

Grupo B – Classificados: Brasil, Venezuela e Paraguai

Também com um desfecho dramático, o Brasil conseguiu a classificação em primeiro do grupo. Um empate contra a Venezuela e Paraguai quase custaram a vaga na próxima fase à Seleção Canária,

Na última rodada, diante do Equador, a dupla de ataque Neymar e Pato desencantou e assim ajudaram o Brasil a ter a melhor exibição até aqui. Além disso, a vitória garantiu o primeiro lugar do grupo à Seleção.

A Venezuela, que empatou com Brasil e Paraguai e venceu o Equador ficou com a segunda vaga, até surpreendendo. O Paraguai, em terceiro, conseguiu a classificação por índices técnicos, já que terminou em terceiro,pois empatou todos os seus jogos até aqui.

O Equador até tentou, mas acabou eliminado na primeira fase. O tropeço contra a Venezuela foi crucial para a eliminação dos equatoriano, que apresentam uma seleção superior à de Hugo Chavez.

Grupo C – Classificados: Chile, Uruguai e Peru

O desenho dos grupos anteriores se repetiu aqui. O Uruguai chegou como favorito, fez fraca exibição nos dois primeiros jogos, mas “estreou” na última rodada e garantiu a classificação para as quartas de final.

Com atuações abaixo do esperado contra o Chile e o Peru, na última rodada contra o México, apesar do susto, conseguiu a vaga na próxima fase.

O Chile fez o dever de casa, vencendo Peru e Chile, e superou as expectativas se classificando como primeiro. O Peru, com uma seleção fraca, avançou com o melhor terceiro colocado, já que somou quatro pontos.

Os números da primeira fase na Copa América
Melhor ataque: Brasil (6 gols)
Pior ataque: México e Bolívia (1 gol)
Melhor defesa: Colômbia (0 gol)
Pior defesa: Paraguai, Equador e Bolívia (5 gols)
Artilheiro: Aguero – ARG (3 gols)
Total de jogos: 18
Total de gols: 37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição