sexta-feira, 16 de abril de 2010

Série D com 64 clubes

Acabo de ler um manifesto, interessante, no Blog http://seried64clubes.blogspot.com comentando sobre o possível aumento de times na Série D. O que eles propões é que a Série D passe a contar com 64 clubes, de modo que torne o torneio mais competitivo.

Ao meu ver a experiência seria interessante, desde que, por causa do número de times, fosse realizada nos moldes “Copa do Mundo”. Na primeira fase, os clubes seriam divididos em 16 chaves, onde jogariam em turno e returno e os dois melhores se classificariam para a fase de mata-mata.

Na segunda fase, as equipes se enfrentariam em jogos de ida e volta, no padrão da
Copa do Brasil. Gols fora de casa podendo determinar classificados, entre outros, até ser definido campeão. Assim os quatro que sobem, logicamente seriam os quatro semifinalistas.

Em contrapartida a idéia não fica tão interessante devido aos critérios sugeridos para escolher, 20 dos 64 times classificados. O que o Blog http://seried64clubes.blogspot.com propõe é que estas 20 vagas sejam preenchidas pelas melhores equipes rankeadas na CBF.

E o porque que a idéia perde força neste ponto? Pois todos sabemos que o ranking da CBF está cheio de contradições, a nível de Maranhão, o Moto foi rebaixado para a segundona estadual e está na frente do Sampaio, uma das melhores equipes do estado.

E estas contradições poderiam comprometer o nível técnico da competição, selecionando times menos aptos para a competição, afim de somente preencher a vaga.

Após colocados meu ponto de vista, gostaria saber da sua opinião leitor, até mesmo para contribuir com quem está a frente deste pedido. Deixe o seu comentário, vote na enquete ou mande um e-mail, deixando sua opinião sobre a possibilidade da Série D ser realizada com 64 clubes.

Para mais informações acessem o Blog http://seried64clubes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Boa Noite Bruno. A ideia é realmente esta, 16 grupos. estou colocando no blog um esboço da competição.Quanto à ideia do ranking, gostaria de receber sugestões de como seriam estes 20 clubes, me ocorreu a ideia do ranking até para se valorizar o ranking nacional, que na verdade é muito pouco utilizado e se hoje ele é de certa forma injusto, há que se considerar que no caso do Maranhão teriam vaga garantida na competição.

    ResponderExcluir
  2. Completando, nestes moldes teriam vaga garantida na competição deste ano o Moto Club , O Sampaio Correa e o J V Lideral.

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição