sábado, 12 de março de 2011

Tubarões da Fiel: Lutas não para vencer em campo, mas para que a vida vença

Por Marcos André Soares* (@marcosandreds)

No Brasil, quando se fala em torcidas organizadas, existe uma associação automática com violência, brigas generalizadas e pancadaria. Estas são as cenas que vemos nos meios de comunicação, e que ficam no imaginário. Entretanto, as torcidas organizadas exercem um papel louvável, que precisa ser destacado: É esse grupo de torcedores que empurra o time durante as partidas, contagiando os outros torcedores no estádio a cantarem as músicas de incentivo ao clube e elevando a moral dos jogadores, gritando o nome de cada um deles. Além disso, essas torcidas organizam caravanas para jogos fora de casa, e desenvolvem projetos sociais.

São inúmeras as torcidas organizadas espalhadas pelo país. E quando se trata de clubes populares existe mais de uma torcida organizada para o clube. No Maranhão, elas deram seus primeiros passos na década de 80. Na cidade de São Luis do Maranhão, seguindo esta tendência nacional, temos a Torcida Organizada Tubarões da Fiel (TTF), formada por torcedores do Sampaio Corrêa Futebol Clube e atualmente presidida por Márcio Gynno.

Esta é a principal torcida organizada do clube e a maior torcida organizada do Maranhão, com quase 11 anos de idade. No dia 16 de maio de 2000, na primeira sede, que ficava no bairro do Caratatiua, Cláudio Néri, um dos fundadores, sugeriu o nome Tubarões da Fiel para a torcida organizada que seria criada. E como o mascote do clube é um tubarão, o nome “Tubarões da Fiel” foi aprovado pelos demais membros. Hoje a Tubarões conta com mais de 200 membros participantes, sendo destes um total de 60 oficialmente cadastrados.

Amor e dedicação ao Sampaio

Entre tantos torcedores bolivianos (assim denominados pela semelhança das cores de Sampaio Corrêa e da seleção da Bolívia) existe um que merece atenção especial. Milton Alves da Silva Júnior, ou simplesmente Milton Junior. Ele é diretor de Comunicação e Marketing da TTF. Torcedor desde os 12 anos de idade, Milton Junior diz que no começo ia ao estádio influenciado por amigos do bairro. Hoje, aos 28 anos de idade ele continua com o mesmo sentimento pelo Sampaio que tinha quando garoto. “E depois continue em minha escolha firme e forte, e até hoje tenho orgulho de dizer que entendo o verdadeiro sentido de torcer pelo clube de minha região e valorizar isso.”

Nessas idas aos jogos do Sampaio foi que ele observou a atuação da torcida “Mancha Tricolor”, por volta do ano 2000. Em 2001, depois de ter feito alguns amigos, ele entrou de fato na Tubarões. “O que me levou a participar foi à questão da vibração que a torcida passa nos jogos, do sentimento de valorização, união e atitude em prol do clube. Hoje em dia, através das torcidas organizadas, posso dizer claramente que tenho amigos em quase todos os estados brasileiros, que sempre dão apoio a torcida que faço parte, e particularmente a mim também.” Comenta Milton.

Quanto à família, Milton afirma que todos sempre viram de forma natural essa sua relação com a torcida organizada, e nunca colocaram obstáculos. Com esse amor e dedicação ao clube e à torcida organizada Milton incentiva seus pais, irmãos, irmãs, esposa e demais parentes apenas com suas atitudes, e ainda os leva a fazerem parte da torcida pelo clube.

Encontramos ai outro aspecto que merece destaque na atuação das torcidas organizadas; a relação e o intercâmbio com torcidas e pessoas de outros estados. A Tubarões da Fiel mantem contato com diversas torcidas de clubes de todas as regiões do país, tais como: Cearamor (Ceará); Torcida Uniformizada Terror Tricolor (Bahia); Força Jovem Paysandú (Pará); Torcida Ira Jovem do Vasco (Rio de Janeiro); Torcida Força Jovem do Goiás e a Torcida Império Alviverde, do Coritiba (Paraná), entre outras.

Lazer, esporte e preocupação social

Engana-se quem pensa que a única preocupação de uma torcida organizada é apenas com o clube em dia de jogo. Um dos objetivos da Tubarões da Fiel é o de desenvolver atividades sociais e recreativas não só entre os membros, mas também, e principalmente, com pessoas de comunidades carentes. Existem alguns projetos sociais sendo desenvolvidos pela torcida já neste começo de 2011.

Na estréia do Sampaio na Copa do Brasil 2011 os torcedores levaram quilos de alimentos não-perecíveis para serem doados a pessoas de comunidades carentes e instituições que cuidam destas pessoas. Durante todo o campeonato maranhense 2011 de futebol também serão arrecadados alimentos para o mesmo fim. O fato curioso é que, mesmo no momento de lazer e descontração entre os torcedores, houve solidariedade. A torcida marcou um jogo amistoso, popularmente conhecido como “pelada” na praia de São Marcos, em São Luis no dia 12 de fevereiro de 2011. Eram dois times, de um lado os bolivianos pertencentes à Tubarões da Fiel, de outro, bolivianos do orkut que não eram da torcida organizada. A única exigência para participar deste jogo da solidariedade era a doação de 1 kg de alimento por jogador.

Além desta doação de alimentos, a Tubarões realiza campanhas de doação de sangue, principalmente em períodos festivos, quando o número de feridos que necessitam de transfusão de sangue aumenta. O principal objetivo desta campanha é o de manter as pessoas doadoras de sangue com este hábito, e recrutar novos doadores, para aumentar o estoque de sangue no Hemocentro do Maranhão. Para o dia das crianças, serão arrecadados brinquedos para serem distribuídos a crianças carentes em creches de São Luis no mês de outubro.

Mas como a torcida sobrevive financeiramente?

Depois de vermos todas estas ações sendo realizadas pela Torcida Tubarões da Fiel, nos perguntamos: mas de onde vem o dinheiro necessário para manter estas atividades? A torcida conta com algumas fontes de renda; a principal delas é a colaboração mensal dos associados, que contribuem com a quantia de R$ 5,00 mensalmente. A venda de produtos oficiais da torcida também contribui para as finanças.. Além disso, segundo Milton Junior, existem contribuições esporádicas de alguns associados e, às vezes, a torcida recebe alguns patrocínios, principalmente nas festas realizadas, nas caravanas de viagens para outras cidades e na confecção de produtos da torcida.

“Estamos trabalhando pela torcida, contando com a ajuda majoritária dos próprios componentes. Somos uma família, a Tubarões é um ideal. Estamos na luta dia-a-dia, e com a ajuda de Deus conseguiremos mostrar nosso trabalho e lutar pelo que achamos certo. Somos independentes e, na humildade, estamos levando a torcida” confessa Milton Junior.

Torcida organiza festa para o primeiro jogo do time em 2011

Torcida Tricolor faz a festa na Copa do Brasil / Foto: Reprodução
Mais parecia uma montagem feita em computador, mas não, era real. A bela arte vista no Estádio Municipal Nhozinho Santos foi fruto da atuação da Tubarões da Fiel. Pelo orkut, a torcida preparou uma grande festa para a estréia do Sampaio Corrêa na Copa do Brasil, diante do Sport de Pernambuco. Os torcedores se articularam, fizeram uma arrecadação para comprar os materiais para o dia do jogo e distribuiriam balões por toda a arquibancada nas cores verde, amarelo e vermelho, para formar um grande mosaico com as cores do tubarão.

Dentro de campo tudo ficou no 0x0, mas o espetáculo foi dado pela torcida nas arquibancadas do estádio. Durante o jogo era a Tubarões da Fiel que puxava as músicas de apoio ao time durante, contribuindo para desenvolver o verdadeiro papel dos torcedores, que é o de apoiar e incentivar o time, sem brigas ou qualquer tipo de violência. A mistura do que foi visto com o que foi ouvido nas arquibancadas provocou uma situação única e linda no estádio, retomando um pouco da força que a torcida do Sampaio já demonstrou ter, principalmente na década de 1990.


*Marcos André Soares é graduando de jornalismo na UFMA e mais um maranhense apaixonado pelo Sampaio

Siga o Blog no Twitter

4 comentários:

  1. parabéns mesmo ! belo trabalho !

    huuu tem moral a maior da capitaaal (8)

    ResponderExcluir
  2. Meu ovooo
    Esse mosaico quem organizou foi a galera da comunidade a TTF apenas apoiou.

    ResponderExcluir
  3. as pessoas foi co mida p elo tuba rão

    ResponderExcluir

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição