quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O dilema vascaíno: Brasileirão ou Sul Americana?

Que campanha sensacional do Vasco em 2011. Após um início de temporada drástico no Carioquinha, o time cruzmaltinho se recuperou, contando com a volta da boa fase de Diego Sousa, conquistou a Copa do Brasil, segue na briga pelo Brasileirão e chegou até as semifinais da Copa Sul Americana.

Qual será o rumo do Trem Bala da Colina?
Vale destacar aqui que muitos não acreditavam que o Vasco valorizaria o Brasileirão, por já ter sido campeão da Copa do Brasil e consequentemente, ter conquistado a vaga na Libertadores de 2012. Mas o time de Ricardo Gomes e Cristóvão Borges foi na contramão e segue mais vivo do que nunca na briga pelo título nacional. Mas agora é preciso ter foco.

Os vascaínos poderiam comemorar os títulos do Brasileirão e da Sul Americana, mas pelo andar da carruagem só resta a esperança para comemorar o título nacional. Isso porque após o empate em 1 a 1 com o bom time da Universidad do Chile, no caldeirão de São Januário, dificilmente o time cruzmaltino conseguirá conquistar a vaga no estádio Nacional.

Logicamente não seria nenhum absurdo o Vasco vencer o jogo de volta por 1 a 0, mas agora não se trata de um time como o Universitário ou o Aurora, muito abaixo do nível da La U. O bom time chileno de Jorge Sampaoli já foi campeão do Apertura 2011, com apenas duas derrotas e 10 pontos a mais que o Universidad Católica, que ficou com o vice, e no Clausura, a La U já é líder com 10 pontos a mais que o segundo colocado, o Cobreloa, com 16 jogos disputados, onde ainda não sofreu nenhum derrota.

Ou seja, é um adversário de alto nível. Com os reservas, o Vasco não passa pelos chilenos, com os titulares, tem boas chances de conquistar a vaga na final. Mas aí vem a dúvida, mandar os titulares para o jogo de volta ou poupá-los para a última rodada do Brasileirão, onde poderá conquistar o título nacional diante do seu maior rival, o Flamengo?

O que deverá definir a prioridade do Vasco no restante da temporada será a partida contra o Fluminense. Se vencer, o time deverá ter o foco somente no Brasileiro, mas um empate ou uma derrota dos cruzmaltinos, o que poderá culminar com o título antecipado do Corinthians, aí a Sul Americana deverá ser a prioridade para o Trem Bala da Colina. Independente de título ou não, uma coisa é certa: o Vasco vai dar trabalho em 2012 se manter a base do atual time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Podem comentar e criticar a vontade, só peço que respeitem as duas exigências abaixo

-Evitem usar palavrões nos comentários
-Evitem críticas à outros membros da imprensa, exceto ao titular deste blog

Feito isso, certeza que os comentários serão liberados sem nenhuma restrição